Selfie salvou homem inocente de sentença de 99 anos de prisão

por Lucas Rabello
0 comentário 1,3K visualizações

Christopher Precopia estava prestes a ser condenado a 99 anos de prisão baseado nas acusações de sua ex-namorada, que o acusou de invadir sua casa e atacá-la violentamente. A ex-namorada, cujo nome não foi divulgado, relatou que seu agressor gravou um ‘X’ em seu peito com um estilete. O incidente teria ocorrido na noite de 22 de setembro de 2017, data e hora em que Precopia provaria que não estava nem perto do local.

Na época do suposto ataque, Precopia estava na verdade a 105 quilômetros de distância, em um hotel no noroeste de Austin, Texas, com sua mãe, Erin. A prova? Uma selfie postada no Facebook, com data e localização, mostrando Precopia no hotel com sua mãe e outro casal ao fundo. “Isso é incrível. Pela graça de Deus ela disse que aconteceu no dia em que eu posso totalmente, 100%, provar onde ele estava,” comentou Erin, aliviada pela coincidência de ter um álibi tão sólido graças aos hábitos de uso de redes sociais.

Christopher foi acusado de atacar sua ex-namorada.

Christopher foi acusado de atacar sua ex-namorada.

A acusação injusta levou Precopia à Cadeia do Condado de Williamson, atordoado e enfrentando um futuro sombrio. “Eu não tinha ideia do porquê tudo estava acontecendo,” ele contou ao USA Today após sua prisão. Seus pais rapidamente intervieram, pagando sua fiança de 150.000 dólares e se mobilizando para reunir evidências que confirmassem sua inocência.

Depois de gastar milhares de dólares e participar de inúmeras reuniões com seu advogado, a família Precopia conseguiu trazer a selfie crucial, juntamente com declarações juramentadas adicionais de amigos e familiares presentes no hotel, à atenção do promotor do Condado de Bell. Nove meses depois, as acusações foram arquivadas ‘no interesse da justiça.’

O advogado de Precopia, Rick Flores, destacou a clareza das evidências, dizendo ao USA Today, “Normalmente não é preto no branco. Mas este é um dos casos que eu definitivamente poderia provar que ele não cometeu esse crime.” A família acabou pagando mais de 340.000 dólares em honorários advocatícios, um preço alto pela justiça e pela limpeza do nome de Christopher, o que também afetou seus planos, incluindo sua inscrição no Exército dos EUA, que ele foi incapaz de fazer devido às acusações.

A selfie que salvou Christopher de uma sentença de 99 anos de prisão.

A selfie que salvou Christopher de uma sentença de 99 anos de prisão.

Resta a pergunta, como alguém claramente inocente pode se ver preso e acusado? Segundo relatos, a suposta vítima disse à polícia que seu relacionamento anterior no ensino médio foi ‘problemático,’ o que aparentemente forneceu um motivo para o ataque aos olhos da polícia. O promotor distrital Henry Garza comentou sobre a situação, dizendo, “Estamos sempre dispostos a ouvir e examinar novas informações, e foi exatamente isso que fizemos neste caso.”

Tendo seu nome limpo, Precopia está ansioso para seguir em frente após o episódio. “Estou pronto para realmente viver minha vida, do jeito que eu quero, sem ter nenhuma preocupação de que isso possa voltar e me prejudicar,” ele declarou ao USA Today, ansioso por um futuro livre das sombras de suas acusações passadas.

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados