Robô vira ‘líquido’ para escapar de gaiola e depois volta ao normal como no Exterminador do Futuro 2

por Lucas Rabello
0 comentário 1,1K visualizações

Em uma reviravolta digna de um filme de ficção científica, as equipes da Universidade Carnegie Mellon e da Universidade Chinesa de Hong Kong entraram em modo “Exterminador do Futuro” total. Eles desenvolveram um material que está fazendo o T-1000 parecer menos uma fantasia de Hollywood e mais um vislumbre do amanhã. Imagine um robô minúsculo, não muito maior do que uma migalha, realizando um ato de Houdini ao sair de uma cela de prisão em miniatura. Este não é um robô comum; ele se transforma em “líquido”, desliza pelas grades e depois volta a sua forma sólida do outro lado.

O momento é puramente “Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final” – menos a agenda homicida, claro. Nenhuma Sarah Connor em perigo aqui. Os cérebros por trás dessa maravilha, o Professor Carmel Majidi e sua equipe, juram que é tudo em nome da ciência e não da Skynet. O segredo? Partículas magnéticas. Essas pequenas maravilhas não apenas respondem a campos magnéticos para aquecer e mudar de forma, mas também dão aos robôs seus movimentos suaves.

“Mas qual é o ponto?” você poderia perguntar. Bem, não é só para exibição. Essas maravilhas que derretem e moldam poderiam ser a próxima grande coisa na medicina. “Pense em cirurgiões minúsculos”, diz o Dr. Chengfeng Pan. Esses robôs poderiam um dia entregar medicamentos a locais precisos dentro do seu corpo ou sair em uma caçada para remover hóspedes indesejados, como farpas irritantes ou detritos nocivos.

Trata-se de dar aos robôs uma reformulação em versatilidade. Virar líquido poderia significar deslizar pelas menores das fissuras para realizar o trabalho, e depois voltar à forma para se exibir como se nada tivesse acontecido. O potencial é enorme, desde consertar seus interiores sem um único corte até possivelmente ser o truque mais legal na robótica.

Então, enquanto a comparação com o Exterminador do Futuro possa te dar arrepios, lembre-se, esta é a ciência visando salvar o dia, não acabar com ele. As equipes de pesquisa estão cheias de ideias, mas há um caminho de testes pela frente. Eles estão imaginando maneiras pelas quais esses companheiros metamórficos poderiam causar um impacto no mundo médico. Mas por enquanto, é tudo sobre os pequenos passos, ou melhor dizendo, derretimentos?

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados