Quantidade alucinante de dinheiro que o Facebook e o Instagram perderam a cada segundo que ficaram fora do ar

por Lucas Rabello
0 comentário 1,9K visualizações

Na terça-feira, 5 de março, as principais plataformas de mídia social Facebook, Instagram e Threads enfrentaram tempos significativos de inatividade, interrompendo a conectividade para milhões de usuários globalmente. Relatórios da interrupção começaram a surgir à medida que as pessoas não conseguiam acessar esses serviços populares, levando a um aumento nas consultas em outras redes sociais como o X, onde os usuários buscavam confirmação e informações sobre o incidente.

O problema foi rapidamente refletido no número de relatórios no Down Detector, uma plataforma que rastreia interrupções de sites e seu impacto. Segundo o site, o Facebook recebeu mais de 650.000 relatórios de interrupção em um período de duas horas, enquanto o Instagram viu cerca de 150.000 queixas relacionadas à acessibilidade.

No mundo das mídias sociais, onde o tempo de atividade é crucial tanto para o engajamento do usuário quanto para a receita de publicidade, tais interrupções podem ter implicações financeiras substanciais. Com base em um incidente anterior em outubro de 2021, quando o Facebook e o WhatsApp enfrentaram uma inatividade de seis horas, a revista Fortune estimou o custo para a empresa em aproximadamente 100 milhões de dólares (aproximadamente 496 milhões de reais) em receita perdida. Essa estimativa foi baseada nos ganhos trimestrais do Facebook na época, que equivaliam a cerca de 319,6 milhões de dólares (aproximadamente 1,58 bilhões de reais, arredondados) em receita por dia, ou cerca de 13,3 milhões de dólares (aproximadamente 66 milhões de reais) por hora.

Considerando a inflação e possíveis aumentos nas taxas de publicidade desde 2021, o impacto financeiro da recente interrupção no Facebook, agora parte da Meta, pode ser significativo, apesar da duração mais curta de duas a três horas. Uma conta chamada @whatdope no X forneceu insights sobre as possíveis perdas, afirmando: “A receita de anúncios do ano passado (para os sites do Facebook) foi de 84,2 bilhões de dólares. Então, a cada minuto que fica fora do ar, eles estão perdendo cerca de 160.000 dólares (aproximadamente 794 mil reais). Ou, 2.670 dólares (aproximadamente 13.250 reais) por segundo.”

O porta-voz da Meta, Andy Stone, abordou a interrupção no X, tranquilizando os usuários de que as dificuldades técnicas haviam sido resolvidas. “Mais cedo hoje, um problema técnico causou dificuldades para as pessoas acessarem alguns de nossos serviços. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os que foram impactados, e pedimos desculpas por qualquer inconveniência”, leu-se na mensagem de Stone.

Inscreva-se no canal Mistérios do Mundo no YouTube

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados