Por que você recebe ligações de números desconhecidos e eles desligam?

por Lucas Rabello
0 comentário 8,3K visualizações

As chamadas fantasmas, um incômodo comum para muitos usuários de smartphones, têm origem em uma variedade de fontes, incluindo centrais de atendimento e tentativas de golpe. Centrais de atendimento, especialmente aquelas envolvidas em telemarketing, frequentemente usam sistemas automatizados para discar números de uma base de dados. Quando o destinatário atende, a chamada deveria ser transferida para um operador ao vivo. No entanto, se nenhum operador estiver disponível, a chamada pode terminar abruptamente, deixando o destinatário com silêncio. Esse é um cenário típico para o que muitos se referem como uma chamada fantasma.

Além do mero incômodo, algumas chamadas fantasmas fazem parte de esquemas mais nefastos. Algumas chamadas fantasmas são tentativas de fraude, com dois métodos principais sendo o vishing e Wangiri.

O Vishing envolve um golpista se passando por um banco ou instituição similar, visando extrair informações sensíveis como números de contas ou códigos de acesso. O termo “vishing” é um portmanteau de “voice” (voz) e “phishing” (pescaria), indicando o uso de chamadas telefônicas para enganar indivíduos a entregarem dados pessoais.

Os golpes de Wangiri operam de maneira diferente. Nesses casos, o golpista liga de um número internacional e desliga rapidamente, esperando que o destinatário retorne a ligação. Se o destinatário o fizer, muitas vezes é conectado a um serviço de tarifa premium que cobra taxas exorbitantes, gerando assim receita para o golpista. O termo “Wangiri” é japonês para “um (toque) e corte”, descrevendo adequadamente a metodologia do golpe.

Proteger-se contra chamadas fantasmas envolve algumas medidas diretas. Os usuários são aconselhados a desconfiar de chamadas de números desconhecidos, de outro estado ou internacionais, especialmente aqueles que não estão listados em seus contatos. Bloquear números com prefixos estrangeiros ou aqueles que resultam repetidamente em chamadas fantasmas pode reduzir a exposição. Além disso, existem aplicativos disponíveis que bloqueiam especificamente códigos internacionais ou números conhecidos por estarem associados a golpes. Empregar essas estratégias pode ajudar a minimizar o risco e o incômodo associados a chamadas fantasmas, protegendo informações pessoais e ativos financeiros contra fraudes potenciais.

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados 

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso ao permanecer nesse site. Aceitar Leia mais