Por que você acorda de madrugada cedo ou no meio da noite sem motivo?

por Lucas Rabello
0 comentário 610 visualizações

É madrugada, e você está olhando para o teto novamente. Por volta das 2:30 da manhã, apesar de estar completamente exausto do dia, lá está você—acordado. “Por que eu acordo de madrugada?” você pode se perguntar enquanto se vira na cama. Antes de culpar seus vizinhos barulhentos ou aquele café tomado tarde, considere o seguinte: seu padrão de sono pode ser um resquício dos tempos antigos.

Os humanos nem sempre foram adeptos do ciclo de sono de oito horas seguidas. O que estamos vendo é algo chamado “sono segmentado” – um resquício do nosso passado onde dormir por quatro horas, acordar por uma ou duas e depois voltar a dormir por mais quatro era rotina. “Durante a maior parte da evolução, dormimos de uma certa maneira. Acordar durante a noite faz parte da fisiologia humana normal”, aponta o psicólogo Greg Jacobs.

Durante essas horas acordadas, nossos ancestrais provavelmente não ficavam apenas deitados contando ovelhas. Eles estavam ocupados fazendo uma variedade de atividades tranquilas como meditar ou escrever. Talvez preparando um chá à meia-noite ou apenas pensando. E adivinhe? Durante essas horas tranquilas, seu cérebro não está apenas mexendo os polegares. Ele está produzindo prolactina, um hormônio que ajuda a relaxar e, eventualmente, te faz voltar a dormir.

Então, quando você acorda de repente à noite, lembre-se, não é um erro; é uma característica. Russell Foster, professor de neurociência circadiana em Oxford, observa que acordar à noite é realmente bastante comum e é uma regressão a esse padrão de sono bimodal. No entanto, a maioria dos médicos ainda se apega ao mito das oito horas. De fato, mais de 30% dos problemas médicos estão diretamente ou indiretamente ligados a problemas de sono.

Antes de correr para o seu médico preocupado com insônia ou uma agenda de sono quebrada, tire um minuto. O que você está experimentando pode ser apenas seu corpo seguindo seu roteiro evolutivo. E quanto à sonolência matinal? Bem, isso pode ser apenas a maneira do seu corpo dizer: “Ei, lembra quando fazíamos isso o tempo todo?”

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados