NASA captura imagens misteriosas de objeto orbitando a Lua

por Lucas Rabello
0 comentário 491 visualizações

Recentemente, o Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA, um veterano na exploração espacial com 15 anos de experiência, capturou algumas imagens curiosas perto da Lua. Por volta dos dias 5 e 6 de março de 2024, a câmera de ângulo estreito do LRO flagrou uma visão peculiar – um objeto com uma forma que lembra uma prancha de surfe ou um disco voador deslizando pela superfície lunar. Este visitante inesperado desencadeou uma onda de especulações e empolgação nas plataformas de mídia social.

No X, anteriormente conhecido como Twitter, a comunidade se divertiu muito. Um usuário brincou: “Se a NASA avistou um objeto em forma de prancha de surfe perto da lua, só pode significar uma coisa. Que a NASA investiu em quadrinhos da MARVEL após o anúncio de um filme do Surfista Prateado em breve.” No entanto, a verdade por trás deste objeto enigmático está mais enraizada na colaboração espacial internacional do que na fantasia dos quadrinhos.

NASA captura imagens misteriosas de objeto orbitando a Lua

Na realidade, o objeto foi identificado como o orbitador lunar Danuri, uma conquista significativa para o Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia e a primeira incursão da República da Coreia na exploração lunar. Desde dezembro de 2022, o Danuri tem orbitado a Lua, contribuindo para o nosso entendimento do satélite terrestre.

O encontro entre o LRO da NASA e o Danuri não foi uma mera coincidência. Foi o resultado de um planejamento meticuloso e precisão pela equipe do Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA em Maryland. As duas espaçonaves se encontraram em órbitas quase paralelas, permitindo que o LRO capturasse essas imagens únicas. A velocidade relativa dos dois orbitadores era impressionante, 11.500 quilômetros por hora, tornando o momento das fotografias ainda mais impressionante.

NASA captura imagens misteriosas de objeto orbitando a Lua

Apesar das altas velocidades, a NASA conseguiu obter imagens claras. A primeira imagem foi tirada de um ponto de observação aproximadamente cinco quilômetros acima do Danuri, enquanto outra imagem ofereceu uma visão de oito quilômetros abaixo. Para aumentar a clareza das imagens, uma foi esticada e os pixels representando o Danuri foram refinados para reduzir o borrão, oferecendo uma visão mais clara da espaçonave.

A NASA fez um esforço extra para tornar as imagens mais relacionáveis, girando uma delas em 90 graus. Esse ajuste teve como objetivo simular a perspectiva que se poderia ter ao olhar pela janela para a espaçonave passando, tornando o encontro celestial mais tangível para aqueles de nós que estão na Terra.

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados