Mistério da caverna ‘mais perigosa da Terra’ deixou os visitantes com uma das doenças mais mortais conhecidas pelo homem

por Lucas Rabello
0 comentário 1,2K visualizações

A Caverna Kitum, localizada no Parque Nacional do Monte Elgon no Quênia, carrega uma reputação que pode fazer seu coração pular uma batida. Essa caverna não é apenas uma maravilha cênica — é um foco para um hóspede letal, o vírus Marburg. Conhecido por seu abraço mortal, esse vírus pode desativar seu sistema cardiovascular mais rápido do que você pode dizer “febre hemorrágica”. Isso mesmo, uma febre que causa hemorragias; é tão sombrio quanto parece, com uma taxa de letalidade chegando a 88%. Definitivamente, não são as probabilidades com as quais você gostaria de jogar.

Agora, você deve estar se perguntando, “Qual é o grande problema com essa caverna?” Vamos configurar a cena. Imagine entrar na Kitum, apenas para encontrar as paredes adornadas com arranhões e marcas. Você pode pensar que é o trabalho de alguma civilização antiga ou mineiros secretos. Não. São, na verdade, um bando de elefantes — e quem pode culpá-los? Esses gigantes gentis têm vindo aqui por eras, desejando as paredes salgadas como crianças em uma loja de doces. Sim, você leu certo; as paredes da caverna são salgadas!

Mas enquanto esses elefantes estavam ocupados criando um buffet à vontade, eles também estavam, sem saber, mexendo com algo sinistro. Na década de 1980, o lado mais sombrio da caverna foi revelado quando dois visitantes encontraram seu fim após contraírem o vírus Marburg. Um era um homem da França em 1980; o outro, um menino de 15 anos em 1987. Ambos os casos foram ligados ao tempo que passaram em Kitum.

Mistério da caverna 'mais perigosa da Terra' deixou os visitantes com uma das doenças mais mortais conhecidas pelo homem

O Instituto de Pesquisa Médica do Exército dos Estados Unidos para Doenças Infecciosas (USAMRIID) entrou em cena, determinado a caçar o culpado. Eles analisaram tudo que se movia (e provavelmente algumas coisas que não se moviam), mas nada de vírus. Falar sobre uma caçada infrutífera.

Ainda assim, a reputação persiste. Online, a Caverna Kitum ainda é o “lugar mais perigoso da Terra”. E você pode dizer, “Bem, onde há fumaça, há fogo”, e você estaria certo. Pesquisas em ambientes semelhantes revelaram que os morcegos egípcios da fruta estavam carregando o vírus Marburg em outras cavernas. Esses morcegos, residentes de Kitum, provavelmente são a fonte do vírus, fechando o ciclo deste mistério.

Então, qual é a moral da história? Se você está planejando visitar uma caverna em breve, talvez escolha uma que não funcione também como um ponto viral. Apenas uma sugestão. Mas se você se encontrar em Kitum, lembre-se — não é apenas sobre olhar para o passado, é sobre garantir que você tenha um futuro para voltar.

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados