Marte foi declarado inseguro para a vida humana, pois ninguém pode sobreviver por mais de 4 anos

por Lucas Rabello
0 comentário 3,8K visualizações

Exploradores em trajes espaciais, robôs rolando em terrenos alienígenas e o grande pano de fundo vermelho de Marte – parece uma cena de um blockbuster de ficção científica, certo? Bem, a NASA está fazendo movimentos para transformar ficção em realidade. Eles estão sonhando alto – humanos pisando em Marte. Mas antes de você empacotar seus lanches espaciais, vamos nos debruçar sobre os detalhes.

“Marte não é o Ritz”, ou pelo menos é o que os cientistas estão dizendo. O planeta vermelho não é destino de férias, e não estamos de mudança para lá tão cedo. Paradas rápidas? Talvez. Contrato de longo prazo? Isso é um não definitivo. Acontece que Marte é meio que um projeto de reforma, mais perigo do que deslumbre para nós, terráqueos.

Aqui está o furo: Marte despertou a curiosidade por um bom tempo. Por quê? Ele tem aquela mística de ‘pode ter abrigado vida uma vez’. A NASA tem flertado com a ideia, enviando escoteiros robóticos para bisbilhotar. A grande questão agora – podemos enviar humanos para se misturarem com a maquinaria?

Em termos tecnológicos, estamos falando talvez da década de 2030. Imagine: foguetes prontos, astronautas a bordo e muita esperança. Mas antes de você ficar com olhos brilhantes sobre deslocamentos cósmicos, há uma reviravolta.

Marte foi declarado inseguro para a vida humana, pois ninguém pode sobreviver por mais de 4 anos

Uma equipe de cientistas da UCLA e MIT se aprofundou nos dados, misturando e combinando modelos, tentando descobrir se os humanos poderiam aguentar na superfície marciana sem se transformar em moribundos cósmicos.

O veredicto? Uma estadia em Marte está fora de questão. Acontece que absorver raios cósmicos por quatro anos é inviável para a saúde humana. “Não é você, Marte, é a radiação”.

Mas não abandone seus sonhos espaciais ainda. A jornada de ida e volta pode estar liberada, desde que os humanos não fiquem em solo marciano por muitos anos. E por que não blindar uma super estrutura contra a radiação?. Aparentemente, existe algo como proteção demais, aumentando a radiação em vez de mantê-la à distância.

A grande conclusão? Um encontro marciano pode estar no horizonte, uma aventura cósmica de no máximo quatro anos. Então, enquanto sonhamos com mundos distantes, não vamos esquecer o globo azul sob nossos pés. Marte pode ser a próxima grande aventura, mas a Terra continua sendo nosso principal compromisso. “Cuide da base”, como o ditado provavelmente deveria ser nos círculos espaciais. Afinal, é o único planeta com chocolate, cachorrinhos e ar respirável – sem necessidade de traje espacial.

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados