Cientistas detectam aglomerado de “aranhas” em Marte

por Lucas Rabello
0 comentário 3,1K visualizações

“Características sazonais semelhantes a aranhas foram observadas brotando através de fissuras na superfície de Marte”, relata o orbitador Mars Express da Agência Espacial Europeia. Capturando novas imagens, ele mostra pequenas características escuras cruzando a região marciana conhecida como Cidade dos Incas, próxima ao polo sul do Planeta Vermelho.

Este fenômeno começa quando a luz solar da primavera aquece camadas de dióxido de carbono depositadas durante o inverno marciano escuro. Por sua vez, isso faz com que o gelo de dióxido de carbono na camada inferior sublimize em gás. Esse gás acumula pressão e eventualmente irrompe através do gelo sobrejacente, que pode ter até 1 metro de espessura. Segundo uma declaração da ESA, o gás que escapa impulsiona poeira escura de baixo para cima, fazendo com que a poeira exploda das camadas superiores do gelo como água de um gêiser, antes de se assentar na superfície. O resultado? Formações rachadas e semelhantes a aranhas que se estendem entre 45 metros e 1 quilômetro de largura.

Cientistas detectam aglomerado de "aranhas" em Marte

“A Cidade dos Incas em Marte, formalmente conhecida como Angustus Labyrinthus, exibe uma rede linear, quase geométrica de cristas semelhante às ruínas Incas na Terra”, detalha a ESA. Esta área está situada dentro de uma característica circular de cerca de 86 quilômetros de largura, sugerindo que pode ser uma cratera de impacto. As cristas possivelmente se formaram a partir de lava que subiu através da crosta marciana fraturada e erodiu ao longo do tempo.

Os oficiais da ESA adicionam um pouco de mistério: “Ainda não temos certeza de como a Cidade dos Incas se formou. Pode ser que dunas de areia tenham se transformado em pedra ao longo do tempo. Talvez material como magma ou areia esteja se infiltrando através de folhas fraturadas de rocha marciana. Ou, as cristas podem ser ‘eskers’, estruturas sinuosas relacionadas a glaciares.”

As mais recentes visões da Cidade dos Incas foram capturadas pela Câmera Estéreo de Alta Resolução (HRSC) do Mars Express em 27 de fevereiro de 2024, durante a temporada de outono em Marte. Anteriormente, as características semelhantes a aranhas próximas ao polo sul de Marte foram documentadas pelo instrumento Sistema de Imagem de Superfície Colorido e Estéreo (Cassis) a bordo do ExoMars Trace Gas Orbiter da ESA em 4 de outubro de 2020. Olhando para o futuro, o próximo equinócio de primavera marciano está previsto para 12 de novembro de 2024.

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados