Astrônomo deixou mensagem enigmática para primeiros humanos em Marte pouco antes de sua morte

por Lucas Rabello
0 comentário 421 visualizações

Antes de Carl Sagan, o pioneiro cósmico, se despedir deste pequeno ponto azul no cosmos em 1996, ele fez algo épico. Era o final dos anos 90, e a ideia de pessoas passeando por Marte era ainda mais fora da realidade do que é hoje. Mas Sagan, com seus olhos brilhando com sonhos do Planeta Vermelho, não era apenas um sonhador. O homem era um visionário, um peso-pesado no mundo da astronomia, e como ele amava Marte.

Sagan não se limitava a observar as estrelas; ele era um realizador. Co-fundando a Sociedade Planetária, ele estava totalmente comprometido, desafiando os limites, defendendo que Marte não era apenas um ponto no céu, mas um novo mundo pronto para ser colhido, pronto para revelar seus segredos sobre a vida e, quem sabe, sobre nosso futuro.

Marte tinha esse magnetismo sobre ele, sussurros de vida que talvez, apenas talvez, estivessem lá fora. Mas então, do nada, uma pneumonia levou Sagan de nós em um frio dia de dezembro em 96. No entanto, o homem tinha mais um trunfo na manga. À sombra de seu falecimento, ele deixou para trás um recado enigmático para os futuros caminhantes de Marte.

Nesta mensagem, ele disse: “Eu sou Carl Sagan. Este é um lugar onde eu costumo trabalhar em Ithaca, Nova York, perto da Universidade de Cornell. Talvez você possa ouvir, ao fundo, uma cachoeira de 60 metros, bem perto, que provavelmente é – eu acho – uma raridade em Marte, mesmo em tempos de alta tecnologia.

“A ciência e a ficção científica fizeram uma espécie de dança no século passado, particularmente em relação a Marte. Os cientistas fazem uma descoberta, inspira escritores de ficção científica a escrever sobre isso, e uma série de jovens lêem a ficção científica e estão animados e inspirados a se tornarem cientistas para descobrir mais sobre Marte, o que eles fazem, que então alimenta novamente outra geração de ficção científica e ciência.”

Astrônomo deixou mensagem enigmática para primeiros humanos em Marte pouco antes de sua morte

Ele continuou: “Eu não sei por que você está em Marte. Talvez você esteja lá porque reconhecemos que temos que mover cuidadosamente pequenos asteróides para evitar a possibilidade de um impactar a Terra com consequências catastróficas e, enquanto estamos no espaço próximo à Terra, é apenas um salto, salto e um salto para Marte.

“Ou, talvez estejamos em Marte porque reconhecemos que, se houver comunidades humanas em muitos mundos, as chances de sermos extintos por alguma catástrofe em um mundo são muito menores. Ou talvez estejamos em Marte por causa da magnífica ciência que pode ser feita lá, os portões do mundo das maravilhas estão se abrindo em nosso tempo.”

Avance rapidamente para 2008, e a voz de Sagan fez o salto interplanetário, pegando carona na sonda Phoenix da NASA, pousando no solo vermelho empoeirado de Marte. Apenas imagine, a voz de Sagan, ecoando pelas planícies marcianas, uma mensagem atemporal não apenas para aqueles que possam caminhar lá, mas para todos nós, nos lembrando do vínculo inquebrável entre os sonhos que ousamos sonhar e as realidades que ousamos construir.

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados