A realidade do que aconteceria se a Terra perdesse todo o oxigênio por 5 segundos está deixando as pessoas aterrorizadas

por Lucas Rabello
0 comentário 131 visualizações

Se a Terra perdesse seu oxigênio por cinco segundos, você notaria. E rápido. Andrew Cote, da Universidade da Colúmbia Britânica, explica os detalhes, e não é apenas uma questão de ficar sem ar. Primeiro, esqueça o protetor solar, pois sem oxigênio, não há camada de ozônio para nos proteger dos raios UV do Sol. Olá, queimadura solar instantânea!

Mas isso não é tudo. Seu carro também não iria a lugar algum. Os motores de combustão precisam de oxigênio, então imagine todos os veículos simplesmente parando. Enquanto isso, Andrew Cote adiciona outra reviravolta: os metais ficariam excessivamente amigáveis. Normalmente, eles são mantidos separados por uma fina camada de oxidação, mas sem isso, seria uma verdadeira confusão — os metais se uniriam em uma união inesperada, sem necessidade de fusão.

Acha que os efeitos param por aí? Pense novamente. Vamos ver o que acontece conosco. Geoffrey Widdinson, um engenheiro de processos do Texas, explica: “Em termos de respiração, provavelmente não notaríamos.” Isso porque nossos corpos são sintonizados para detectar CO2, não oxigênio. Mas aqui está o ponto interessante de Widdinson, “Seria decepcionantemente indramático.” Apesar do caos de todos os motores de combustão parando e objetos metálicos se unindo, não entenderíamos o porquê.

E há também a questão do seu ouvido interno. Sem oxigênio, você enfrentaria uma queda rápida na pressão do ar — o suficiente para fazer seu ouvido interno explodir. Espere alguma perda auditiva e não espere uma recuperação rápida.

Thomas Mulligan, famoso por @mulligan.tv, nos dá mais o que ponderar. “Inicialmente, seu corpo provavelmente nem notaria.” Mas então, o céu ficaria completamente escuro. Por quê? Sem oxigênio, não há dispersão da luz solar. Mulligan acrescenta, “Qualquer forma de transporte que dependa de combustão pararia de funcionar imediatamente.” E com a camada de ozônio desaparecida, ele observa, começaríamos “o processo de cozimento.”

Usuários de mídias sociais estão se divertindo muito com essa revelação. Um resume com um toque de humor negro: “Hmm, era isso que eu precisava hoje, terror existencial. Muito obrigado.” Outro comenta, “Só piora.”

Esse vislumbre curioso e aterrorizante de um mundo sem oxigênio, mesmo que brevemente, nos faz valorizar um pouco mais o ar que respiramos. Ou pelo menos deveria.

Mas não se preocupe. O cenário em que a Terra perderia todo o seu oxigênio por cinco segundos é cientificamente impossível devido à grande quantidade de oxigênio integrado na biosfera, atmosfera e litosfera da Terra. O oxigênio não é apenas um gás; ele está ligado em moléculas de água, rochas e compostos orgânicos por todo o planeta. Mesmo se todo o oxigênio molecular livre na atmosfera desaparecesse, o oxigênio preso dentro de outros compostos permaneceria estável. Além disso, os processos que produzem e consomem oxigênio, como a fotossíntese e a respiração, são contínuos e escalados globalmente, tornando uma depleção total e súbita do oxigênio atmosférico improvável. Assim, a ideia de a Terra perder todo o seu oxigênio mesmo momentaneamente desafia os princípios da química e dos sistemas naturais da Terra.

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados