A primeira simulação de supercomputador prevê quando os humanos serão extintos na Terra

por Lucas Rabello
0 comentário 1,1K visualizações

Embora muitos estejam cientes do provável fim da Terra—sendo engolida pelo Sol em cerca de 7,5 bilhões de anos—a verdadeira questão é: quanto tempo os humanos podem permanecer antes de sermos história? Além da ameaça de guerra nuclear, a mudança climática é o grande lobo mau à nossa porta, representando uma ameaça de longo prazo à nossa sobrevivência.

Entrem em cena um supercomputador e os cérebros da Universidade de Bristol. Eles analisaram dados sobre o clima da Terra, placas tectônicas, química oceânica e biologia para determinar quando os humanos teriam que desocupar permanentemente a Terra. Alerta de spoiler: ainda temos algum tempo.

A pesquisa descreve um futuro em que a Terra é basicamente irreconhecível. Placas tectônicas em movimento juntarão continentes para formar um novo supercontinente — chamado Pangeia Ultima. O Dr. Alexander Farnsworth explica a situação: “O supercontinente recém-emergido criaria efetivamente um triplo problema, composto pelo efeito de continentalidade, sol mais quente e mais CO2 na atmosfera, aumentando o calor em grande parte do planeta.”

Imagine temperaturas rotineiramente atingindo 40 a 50 graus Celsius com picos ainda mais loucos, e uma umidade tão alta que parece que você está nadando em uma sopa. O Dr. Farnsworth não mede palavras: “Os humanos—junto com muitas outras espécies—morreriam devido à sua incapacidade de dissipar esse calor através do suor, resfriando seus corpos.”

Quando esse supercontinente se formar, apenas cerca de 8 a 16 por cento da terra ainda seria adequada para a vida dos mamíferos, tornando difícil para os humanos lidar com o novo clima extremo. Mais vulcões em erupção e um sol que não para de emitir mega raios adicionam drama à situação.

Mas não perca o sono por isso; essa previsão catastrófica não está no seu calendário pessoal. Estamos falando de 250 milhões de anos no futuro, o que é um aviso bem longo. Os pesquisadores não estão apenas pregando o fim do mundo—eles acreditam que esse cenário é um aviso em tamanho grande para os humanos começarem a levar a sério o combate à mudança climática agora.

A Dra. Eunice Lo entra na conversa com um choque de realidade: “É extremamente importante não perder de vista nossa atual Crise Climática, que é resultado das emissões humanas de gases de efeito estufa. Enquanto estamos prevendo um planeta inabitável em 250 milhões de anos, hoje já estamos vivenciando extremos de calor que são prejudiciais à saúde humana.”

A mensagem que a Dra. Lo quer transmitir? Alcançar emissões líquidas zero mais cedo do que tarde não é apenas uma boa política, é uma estratégia de sobrevivência. Portanto, embora o cenário futuro da Pangeia Ultima possa parecer um enredo de ficção científica, a crise climática de hoje é muito real e exige ação imediata. Não vamos transformar os problemas de nosso futuro distante na oportunidade perdida de hoje para melhorar.

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados