Chang e Eng Bunker, os gêmeos siameses que tiveram 21 filhos

por Lucas Rabello
Publicado: Atualizado em 1,3K visualizações

Chang e Eng Bunker não eram apenas irmãos quaisquer; eles eram gêmeos siameses da Siam (atual Tailândia), causando frisson ainda no século XIX. Nascidos em 1811, esses dois permaneceram literalmente juntos em todas as situações, unidos por um pedaço de carne e fígados compartilhados, de acordo com os relatórios de autópsia. O termo “gêmeos siameses”? Pois é, isso vem deles.

A história deles parece saída de um romance. Corre o boato de que a mãe deles pode ter passado por apertos e os vendeu para uma situação que só pode ser descrita como peculiar, chegando até a entrar para o Livro Guinness dos Recordes por essa parte obscura de sua história.

Chang e Eng Bunker

Naquela época, as pessoas pagavam uma fortuna para encarar outros que pareciam diferentes, como Chang e Eng. Era uma “coisa” no século XIX, e esses irmãos eram o evento principal. Eles não se limitaram a apenas aproveitar o show, porém. Após conhecerem o Rei de Siam, levaram seu ato em uma turnê global – os EUA, Canadá, Cuba e Europa viram a magia que era Chang e Eng.

Quando completaram 21 anos, eles mudaram o jogo. Tomando controle do espetáculo, eles juntaram uma grana e eventualmente se estabeleceram em Mount Airy, Carolina do Norte. Compraram uma fazenda, disseram “não, obrigado” para a cirurgia que poderia separá-los, e decidiram que este seria o seu lar.

O amor estava no ar na Carolina do Norte. Chang e Eng não apenas se casaram; eles casaram com irmãs, Adelaide e Sarah Yates. Mantendo as coisas interessantes, eles tinham casas separadas para dar algum espaço para suas esposas, porque, bem, privacidade é fundamental, certo? Juntos, eles tiveram 21 filhos. Chang e Adelaide tiveram 10, Eng e Sarah tiveram 11.

Chang e Eng Bunker

A vida na Carolina do Norte tinha suas complexidades. A escravidão ainda era uma realidade, e os gêmeos, agora Bunkers pelo sobrenome, faziam parte desse sistema, possuindo eles próprios escravos. É uma parte sombria de sua história, um lembrete dos tempos.

A rotina deles com suas esposas era algo saído de uma sitcom. Eles trocavam de casas a cada três dias, garantindo tempo igual com a família. E veja só – as datas de parto das esposas eram separadas por apenas alguns dias, indicando uma programação bem pensada.

Em uma nota menos humorística, Chang e Eng deixaram este mundo da mesma forma que viveram – juntos. Em 17 de janeiro de 1874, Chang faleceu, e Eng seguiu algumas horas depois, ambos aos 63 anos de idade. Suas vidas foram uma mistura de triunfo, tragédia e tudo mais, deixando um legado tão complexo quanto a própria história deles.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados