Vídeo restaurado mostra de forma inédita como era a Alemanha em 1902

por Lucas Rabello
0 comentário 1,4K visualizações

O YouTuber Denis Shiryaev, famoso por sua habilidade em aprimorar e colorir filmagens antigas, fez de novo. Desta vez, ele deu nova vida a um vídeo de 1902, mostrando um passeio no ‘Trem Voador’ alemão. Graças a Denis, agora você pode ver essa filmagem vintage em impressionantes 4K e 60 quadros por segundo.

O trem, oficialmente chamado de Wuppertal Schwebebahn, é a ferrovia elevada elétrica mais antiga do mundo com carros suspensos. Ele começou a operar em 1901 e ainda funciona hoje. Naquela época, o trem viajava pelas cidades de Elberfeld, Ronsdorf, Cronenberg, Vohwinkel e Barmen. Essas cidades mais tarde se fundiram para formar a moderna Wuppertal, uma cidade movimentada no oeste da Alemanha com cerca de 355.100 habitantes.

“Você acredita nisso? A filmagem de 1902 já é incrível, mas em 4K, é como se você realmente estivesse lá”, diz Denis. A filmagem original, capturada em filme Biograph de 68 mm, estava à frente de seu tempo em termos de detalhes. Agora, com a ajuda de Denis, o vídeo oferece uma visão cristalina da vida no início dos anos 1900.

O vídeo mostra cenas do cotidiano: carruagens puxadas por cavalos andando pelas ruas, crianças brincando e o sereno Rio Wupper. Para os historiadores, essa filmagem é ouro puro. “Obter um vislumbre da história com tantos detalhes? É como encontrar uma máquina do tempo!” comentou um historiador.

Denis, que dirige a neural.love, uma empresa que aprimora filmagens antigas usando redes neurais e IA, já trabalhou em vários projetos notáveis. Sua equipe também melhorou a qualidade da filmagem do ‘Grand Prix’ do Rover Lunar da Apollo 16 e de várias viagens pela cidade do final do século XIX e início do século XX.

“A Schwebebahn não era apenas uma novidade; foi uma revolução”, explica Denis. “Ela conectava áreas urbanas, alimentando o crescimento de Wuppertal em um grande centro industrial.” De fato, Wuppertal foi uma das maiores regiões industriais da Europa e ainda exporta eletrônicos, veículos e muito mais.

Mesmo após mais de um século, a Schwebebahn continua a servir o povo de Wuppertal. Ela passou por uma modernização significativa em 1997, e novos carros começaram a transportar passageiros em dezembro de 2016. “Não é apenas uma relíquia”, diz Denis. “Este trem é uma peça viva da história.”

Então, se você já se perguntou como era a vida há mais de cem anos, a filmagem aprimorada de Denis Shiryaev do Wuppertal Schwebebahn oferece uma vívida janela de alta definição para o passado. “Confie em mim,” Denis acrescenta com um sorriso, “Você nunca viu 1902 tão bem assim.”

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados