Vídeo incrível que captura a ‘velocidade real dos aviões mostra o quão rápido eles realmente vão

por Lucas Rabello
0 comentário 3,2K visualizações

Você sabe que aviões são rápidos, certo? Mas é difícil realmente entender o quão rápido quando você está relaxado no seu assento, talvez bebendo um refrigerante e assistindo a um filme.

Acontece que há uma razão científica legal para o fato de que aviões não parecem estar voando a velocidades alucinantes quando você está dentro de um. Chama-se Paralaxe de Movimento. Nome complexo, conceito simples: objetos mais próximos passam mais rápido no seu campo de visão do que aqueles que estão distantes. É por isso que um carro acelerando na estrada parece mais rápido do que um avião cruzando a 10.000 metros de altura.

Mas vamos direto ao ponto. Um vídeo viral no TikTok fez o impensável – tornou a velocidade alucinante dos aviões super clara. Filmando um Boeing 737 de outro avião próximo, esse vídeo ignora toda essa enganação da Paralaxe de Movimento. O resultado? Você vê o 737 passar como um foguete. E com razão. O Boeing 737, um típico avião comercial, cruza a cerca de 875 quilômetros por hora.

E aqui está o mais impressionante: no grande esquema da aeronáutica, o 737 nem é tão rápido assim. O Concorde, a estrela dos jatos supersônicos, cruzava a uma velocidade impressionante de 2.158 quilômetros por hora. Travessia do Atlântico? Um mero cochilo. Mas até o Concorde tem que se curvar para o Lockheed Martin SR-71 Blackbird. Essa beleza preta e elegante dos anos 60 não era apenas rápida; era supersônica com esteroides. Estamos falando de uma velocidade máxima de 3.540 quilômetros por hora. Sim, você leu certo. Tão rápido que podia escapar de mísseis.

@plutosdestiny

The real speed of planes

♬ leni – …

Voltando ao nosso vídeo viral – assistir ao 737 passando pelas nuvens é quase surreal. Nada de ficar apertando os olhos para ver um pontinho no céu; esse jato parece que tem um lugar muito importante para ir. Você pode até achar um pouco perturbador, dado o quão calmo e lento tudo parece do lado de dentro da cabine. Imagine olhar pela janela e ver outro avião passando a quase 900 quilômetros por hora. Fala sério!

Na próxima vez que você embarcar em um voo, lembre-se: você está prestes a atravessar o céu a mais de 800 quilômetros por hora. Talvez evite o assento da janela se você tem vertigem. Mas tire um momento para apreciar a pura maravilha da aviação moderna. A velocidade pode não fazer você perder o almoço, mas a maravilha de tudo isso pode sim.

Inscreva-se no canal Mistérios do Mundo no YouTube

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados