Pra que servem os “pelinhos” dos pneus?

por Lucas Rabello
0 comentário 7,8K visualizações

Já olhou para um pneu novinho e notou aqueles pequenos fios parecidos com cabelos que estão sobressaindo? Você pode ter se perguntado: “O que é isso?” Bem, são os vent sprues.

Então, é o seguinte: esses pequenos brotos de borracha não estão lá para fazer seus pneus parecerem recém-saídos de um salão de beleza. Eles são, na verdade, apenas um subproduto peculiar da fabricação de pneus, ou mais precisamente, do processo de vulcanização.

Borracha líquida é despejada em um molde de pneu, e então as coisas esquentam. Quero dizer, calor nível sauna, só que 50 vezes mais. É aqui que a borracha se expande, molda-se na forma de um pneu e tenta impressionar com seu novo padrão de sulcos. Mas, à medida que as coisas esquentam, surgem bolhas de ar, que poderiam arruinar totalmente o pneu. Para evitar isso, os moldes têm essas pequenas rotas de escape para o ar, e à medida que a borracha tenta fugir do calor, ela preenche essas rotas, esfriando para formar o que chamamos carinhosamente de pelos de pneu.

Agora, você pode estar pensando: “História legal, mas todos os pneus têm isso?” Bem, não exatamente. Enquanto a maioria dos pneus novos ostenta esses pelos, alguns saem carecas, e isso é totalmente aceitável. Não significa que eles estão menos prontos para pegar a estrada.

E antes que você pense em pegar tesouras ou uma lâmina para dar um corte de cabelo nos seus pneus, espera aí! Não há necessidade de brincar de barbeiro. Esses pequenos pelos não afetam a capacidade do seu pneu de aderir à estrada ou te levar para a sua próxima aventura. Além disso, você não gostaria de acidentalmente fazer um corte no seu pneu, gostaria?

“Mas espera”, você pode ponderar, “Esses pelos não podem me dizer se meus pneus ainda estão no auge da juventude?” Bem, não é tão simples. Claro, um pneu peludo não viu muito da estrada, mas o envelhecimento dos pneus é como vinho fino; tem mais a ver com a data de produção e como ele foi armazenado. Você tem que considerar a história do pneu – onde esteve, como foi tratado, e não apenas o seu penteado.

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados