Por que você nunca deve matar uma aranha em sua casa?

por Lucas Rabello
0 comentário 3,K visualizações

“Não mate a próxima aranha que você vir em sua casa.”

Sim, você ouviu direito. Por quê? Porque as aranhas desempenham um papel crucial na natureza e no nosso ecossistema interno. Além disso, elas são criaturas vivas que estão apenas fazendo seu trabalho.

As pessoas gostam de acreditar que suas casas estão completamente isoladas do mundo exterior. Odeio te desapontar, mas as aranhas também vivem dentro das casas. Algumas ficam presas acidentalmente, outras estão apenas de passagem e algumas espécies realmente adoram ambientes internos. Elas vivem suas vidas, produzem mais aranhas e ficam quietas no seu canto. Quase todas as aranhas que você encontra não são agressivas ou perigosas. E adivinhe? Elas fazem um favor a você comendo pragas – sim, algumas até comem outras aranhas.

Uma pesquisa visual de 50 casas na Carolina do Norte, EUA, revelou que todas as casas tinham aranhas. As espécies mais comuns? Aranhas de teia e aranhas de porão. Ambas constroem teias e esperam que as presas fiquem presas nelas. As aranhas de porão vão além, caçando outras aranhas. Elas imitam presas para atrair e capturar suas “primas” para o jantar. Selvagem, não?

As aranhas são predadores generalistas, ou seja, comem quase tudo o que conseguem capturar. Elas capturam regularmente pragas e até insetos que transmitem doenças, como os mosquitos. Há uma espécie de aranha saltadora na África que adora devorar mosquitos cheios de sangue. Portanto, esmagar uma aranha não é apenas acabar com a vida dela – você está removendo um importante predador de sua casa.

“Ok, mas aranhas são assustadoras!” Claro, elas têm muitas pernas e a maioria é venenosa, mas a maioria tem veneno fraco demais para prejudicar os humanos. Se suas presas conseguirem perfurar sua pele, isso é. A aracnofobia é real, mesmo para entomologistas. Mas alguns pesquisadores de aranhas superaram seu medo estudando essas criaturas fascinantes. Se eles conseguiram, você também pode!

As aranhas não querem te incomodar. Elas preferem evitar os humanos completamente. Na verdade, somos muito mais perigosos para elas do que elas para nós. Picadas de aranhas são extremamente raras. Sim, há algumas espécies de importância médica, como as viúvas negras e as reclusas, mas suas picadas são incomuns e raramente sérias.

“Se eu realmente não aguentar a aranha, o que devo fazer?” Em vez de esmagá-la, tente capturá-la e soltá-la do lado de fora. A aranha encontrará um novo lugar para ficar e todos ficam felizes.

Se você puder lidar com isso, ter aranhas em sua casa é completamente normal. Mesmo que você não as veja, elas estão lá. Então, da próxima vez que você vir uma aranha, talvez deixe ela viver.

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados