Por que os pássaros não tomam choque nos fios de energia?

por Lucas Rabello
0 comentário 1,6K visualizações

Os pássaros não levam choque em fios elétricos porque não criam uma diferença de tensão. Aqui está o motivo.

Quando um pássaro pousa em um único fio elétrico, ambos os pés estão no mesmo potencial elétrico. A tensão é o que empurra a corrente elétrica através de um condutor. Para a corrente fluir pelo corpo do pássaro, deve haver uma diferença de tensão entre os seus dois pés. Como ambos os pés estão no mesmo fio, não há diferença de tensão, então nenhuma corrente passa pelo corpo do pássaro. Tudo se resume à ausência de um gradiente de tensão.

Pense assim: se você tocar uma extremidade de uma bateria, nada acontece porque você precisa completar um circuito para fazer a corrente se mover. Da mesma forma, quando os pássaros pousam em um fio, eles não completam nenhum circuito. A eletricidade, sendo a viajante eficiente que é, toma o caminho de menor resistência, que é pelo fio elétrico, não pelo pássaro.

Mas o que acontece se o pássaro tocar dois fios ao mesmo tempo ou um fio e outro objeto aterrado? Agora estamos falando de um cenário diferente. Se esses dois fios tiverem diferentes tensões, o pássaro criaria um caminho para a corrente fluir do fio de maior tensão, através do seu corpo, para o fio de menor tensão ou para o solo. Esse fluxo de corrente poderia ser prejudicial ou fatal para o pássaro. Felizmente, os pássaros aprenderam a não fazer isso, evitando instintivamente tocar dois potenciais diferentes.

Outro fator que mantém os pássaros seguros é sua anatomia. Os pássaros têm corpos pequenos e leves com alta resistência à eletricidade. Mesmo que exista uma pequena diferença de tensão, não é suficiente para empurrar uma quantidade prejudicial de corrente através deles. Alta resistência significa menor fluxo de corrente, o que equivale a menos risco de lesão ou morte.

Eletricistas às vezes usam um princípio semelhante ao trabalhar em fios elétricos. Eles usam luvas e botas isolantes e ferramentas isolantes para evitar criar um caminho para o solo. Isso impede que eles completem um circuito que permitiria a passagem de corrente através de seus corpos, assim como os pássaros no fio.

Mas não vamos dar todo o crédito aos pássaros e suas estratégias de pouso inteligentes. Os próprios fios elétricos também desempenham um papel. As companhias de energia muitas vezes espaçam os fios o suficiente para dificultar que os animais toquem dois ao mesmo tempo. Essa consideração de design reduz o risco de eletrocussão para a vida selvagem e garante que a rede elétrica funcione sem interrupções inesperadas.

Inscreva-se no canal Mistérios do Mundo no YouTube

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados