Por que os homens têm pomo-de-adão?

por Lucas Rabello
0 comentário 180 visualizações

O pomo-de-adão, uma saliência notável na frente do pescoço, é primordialmente uma característica da anatomia masculina, embora algumas mulheres também possam ter uma versão menos proeminente. Essa saliência é basicamente a cartilagem tireoide que envolve a laringe, sendo mais pronunciada nos homens.

O desenvolvimento do pomo-de-adão está intimamente ligado às mudanças que ocorrem durante a puberdade. Nos homens, o crescimento e o desenvolvimento da laringe são significativamente influenciados pelo hormônio testosterona. Conforme os meninos passam pela puberdade, tipicamente entre os 12 e 18 anos, os níveis de testosterona aumentam, levando a várias mudanças. Uma dessas mudanças é o crescimento da laringe; ela se torna maior e as cordas vocais alongam-se.

À medida que as cordas vocais crescem mais longas e espessas, causam o aprofundamento da voz, uma mudança característica na puberdade masculina. O aumento da laringe e o alongamento das cordas vocais exigem um aumento no tamanho da cartilagem tireoide para fornecer proteção e suporte adequados. Esse aumento se manifesta externamente como o pomo-de-adão.

A visibilidade e o tamanho do pomo-de-adão variam de pessoa para pessoa. Fatores como genética e níveis individuais de hormônios, como a testosterona, desempenham um papel significativo em determinar sua proeminência. Embora o pomo-de-adão seja mais comum e tipicamente mais notável em homens devido aos níveis mais altos de testosterona, ele não é exclusivo deles. As mulheres também possuem cartilagem tireoide, mas suas laringes geralmente crescem menos durante a puberdade, razão pela qual seus pomos-de-adão geralmente são menos proeminentes.

O termo “pomo-de-adão” tem origem bíblica, derivando da história de Adão e Eva no Jardim do Éden. De acordo com a lenda, o termo refere-se ao pedaço de fruta proibida que supostamente ficou preso na garganta de Adão enquanto ele a engolia. Esse termo foi adotado no uso comum para descrever essa característica anatômica, apesar de suas origens míticas.

Em termos de função, o pomo-de-adão serve a várias finalidades importantes além de ser um indicador da puberdade. Ele protege as paredes e a parte frontal da laringe, incluindo as cordas vocais, que são cruciais para a fonação (produção de voz). Além disso, suas mudanças estruturais durante a puberdade são essenciais para o desenvolvimento de uma voz masculina mais grave.

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados