Médica alerta para uso de celular no vaso sanitário

por Lucas Rabello
51 visualizações

Todos nós já passamos por isso – levar nossos celulares para o banheiro para dar uma rápida olhada nas redes sociais ou conferir as últimas notícias. Isso se tornou um hábito tão comum que você pode nem pensar duas vezes sobre isso. Mas acontece que esse hábito aparentemente inofensivo pode estar causando mais problemas do que você imagina!

Um estudo recente da NordVPN descobriu que impressionantes 65% dos adultos levam seus telefones para o banheiro. Isso mesmo, quase dois terços de nós somos culpados dessa prática digital! E se você está na Espanha, esse número salta para impressionantes 80%. No Brasil, infelizmente não temos os dados exatos, mas não deve fugir muito disso. Parece que nossos smartphones se tornaram nossos fiéis companheiros de banheiro.

Mas aqui está o ponto crucial: enquanto você está ocupado curtindo posts e assistindo a vídeos de gatos, você pode estar ficando tempo demais no trono de porcelana. A Dra. Roshini Raj, uma gastroenterologista, alerta que não deveríamos passar mais de 10 minutos, em média, no banheiro. Por quê? Bem, acontece que passar muito tempo no banheiro pode levar a alguns problemas bastante desconfortáveis.

Imagine isso: você está sentado lá, absorto no seu celular, completamente alheio ao fato de que a gravidade está trabalhando contra você. O design da maioria dos vasos sanitários significa que certas áreas delicadas ficam penduradas, literalmente. Isso coloca pressão nas veias da sua região inferior, o que pode levar a hemorróidas – veias inchadas que podem ser bastante dolorosas.

Mas espere, tem mais! Seu hábito de usar o celular no banheiro também pode ser uma receita para o desastre quando se trata de higiene. Pense nisso – você está tocando no seu telefone com as mesmas mãos que, bem, você sabe. A Dra. Raj já viu muitos casos de intoxicação alimentar e outras doenças causadas por práticas de higiene inadequadas no banheiro. Então, enquanto você está ocupado deslizando e tocando, pode estar pegando mais do que apenas as últimas fofocas.

Agora, não estamos dizendo que você precisa abandonar completamente o uso do celular no banheiro. Mas talvez seja hora de repensar como passamos nosso tempo no toalete. Em vez de rolar infinitamente, por que não usar esses poucos minutos para uma reflexão tranquila? Ou se você realmente precisa de entretenimento, considere uma leitura rápida de um livro físico ou revista – apenas lembre-se de lavar as mãos antes e depois!

O ponto principal é o seguinte: seu intervalo no banheiro não deve se transformar em um desvio digital prolongado. Mantenha-o curto, mantenha-o simples e, o mais importante, mantenha-o higiênico. Seu corpo – e seu celular – agradecerão por isso.

Então, da próxima vez que a natureza chamar e você sentir vontade de levar seu telefone junto, lembre-se desta conversa. Sua saúde vale mais do que alguns minutos extras de tempo de tela. Vamos fazer de nossos intervalos no banheiro o que eles deveriam ser – paradas rápidas e necessárias em nossos dias ocupados, não distrações digitais prolongadas.

Afinal, a vida é muito curta para passar todo o tempo no banheiro, não é?

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados