Família mais peluda do mundo luta contra preconceito online

por Lucas Rabello
Publicado: Atualizado em 200 visualizações

Os trolls online estão de volta, desta vez mirando na família mais peluda do mundo, do México. Mas antes de julgar, vamos aos fatos. Esta família, oficialmente reconhecida pelo Guinness World Records, tem uma condição genética rara chamada hipertricose generalizada congênita (CGH). Isso não é um fenômeno recente; remonta a cinco gerações na família. Em 2009, havia menos de 100 casos documentados de CGH. Então, sim, é raro.

A CGH pode aparecer com o tempo, mas para essa família, já estava presente desde o início. Victor “Larry” Gomez, Gabriel “Danny” Ramos Gomez, Luisa Lilia De Lira Aceves e Jesus Manuel Fajardo Aceves são apenas alguns dos 30 membros da família com CGH. E vamos esclarecer: as mulheres da família têm uma camada de pelos leve a média, enquanto os homens têm pelos espessos em 98% de seus corpos. Sim, isso exclui as palmas das mãos e as solas dos pés, caso você esteja se perguntando.

Jesus Manuel Fajardo Aceves faz parte da família mais peluda do mundo.

Jesus Manuel Fajardo Aceves faz parte da família mais peluda do mundo.

Jesus Manuel Fajardo Aceves, apresentado no documentário de 2014 Chuy, The Wolf Man falou sobre suas experiências. Imagine entrar para o circo com apenas 13 anos. Jesus lembra: “O homem disse que nos pagaria bem e queria todos nós. Ele prometeu moradia e dinheiro. Eu disse, ‘Sim’.” Parece um sonho, certo? Errado. Apesar de ter um lugar confortável para ficar e comida suficiente, Jesus não gostava de ser tratado como uma atração. “Sempre ficávamos trancados. Eles nos apresentavam como atrações, então não podíamos ser vistos na rua. Eu não gostava disso, de ficar trancado para que as pessoas não nos vissem,” compartilhou no documentário.

Esse filme colocou a família Gomez e Aceves no centro das atenções, mas nem todos foram gentis. Alguns trolls, aparentemente inspirados em Star Wars, perguntaram se a família é parente do Chewbacca. Felizmente, nem todo mundo online é horrível. Um defensor disse: “É o que está no coração que conta.” Outro acrescentou: “Acho isso incrível! Muito único!” Uma terceira pessoa completou: “Uau, isso é realmente extraordinário. Deve ser uma jornada bastante única para a família navegar por uma condição tão rara juntos.”

Então, da próxima vez que você encontrar alguém diferente, talvez pense duas vezes antes de fazer um comentário maldoso. A família mais peluda do mundo é mais do que sua aparência, e eles têm o coração e o espírito para provar isso.

A família tem uma doença chamada hipertricose generalizada congênita. (Guinness World Records/YouTube)

A família tem uma doença chamada hipertricose generalizada congênita. (Guinness World Records/YouTube)

A hipertricose generalizada congênita

A hipertricose generalizada congênita (CGH) é uma condição genética extremamente rara que causa o crescimento excessivo de pelos em várias partes do corpo. Essa condição pode ser evidente desde o nascimento ou se desenvolver durante a infância. A CGH é caracterizada pelo crescimento de pelos que podem variar de finos e claros a grossos e escuros, cobrindo áreas que normalmente não possuem tantos pelos, como rosto, tronco e extremidades.

A causa da hipertricose está ligada a mutações genéticas específicas, mas a genética exata por trás da condição ainda não é completamente compreendida. Estudos sugerem que certas alterações cromossômicas podem ativar genes responsáveis pelo crescimento anormal de pelos. Em famílias afetadas, a condição geralmente é herdada de forma autossômica dominante, o que significa que apenas um dos pais precisa portar o gene mutado para que a condição seja transmitida aos filhos.

Embora a CGH seja uma condição física inofensiva, ela pode ter um impacto significativo na vida social e emocional dos indivíduos afetados. A aparência incomum frequentemente leva a olhares curiosos, comentários desrespeitosos e, em muitos casos, bullying. Essas experiências podem resultar em isolamento social e problemas de autoestima. Algumas pessoas com CGH escolhem métodos de remoção de pelos, como depilação a laser, mas esses tratamentos podem ser dolorosos, caros e nem sempre são eficazes a longo prazo.

Além dos desafios sociais, indivíduos com CGH podem encontrar dificuldades práticas no cotidiano devido ao excesso de pelos. Manter a higiene pessoal pode exigir mais tempo e esforço, e encontrar roupas confortáveis que minimizem o desconforto pode ser complicado. Apesar desses desafios, muitas pessoas com CGH mostram uma notável resiliência e desenvolvem uma forte identidade pessoal, encontrando apoio em suas famílias e comunidades, assim como em grupos de apoio específicos para condições raras.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados