Estudo revela a melhor hora para tomar banho

por Lucas Rabello
0 comentário 226 visualizações

O debate diário sobre o banho é mais acalorado do que você imagina. A verdadeira questão é quando tomar banho. Os matutinos não conseguem imaginar esperar até a hora de dormir para se livrar da sujeira da noite; os noturnos se arrepiam com a ideia de ir para a cama ainda grudados com a poeira do dia. Então, quem está certo? Começar o dia fresco ou terminar limpo? A ciência tem algumas respostas que podem te surpreender.

Defensores do Banho Matinal

Uma pesquisa da Sleep Foundation de 2022 diz que 42% dos adultos nos EUA começam o dia com um banho. Isso é mais do que os 25% que preferem se lavar antes de dormir e os 38% que tomam banho em algum momento da noite.

Dr. Alok Vij, dermatologista da Cleveland Clinic, comenta: “Eu tomo banho de manhã para realmente acordar, para me sentir vivo. Simplesmente não me sinto eu mesmo se não começar o dia com um rosto limpo e recém-lavado.”

Há uma razão biológica por trás desse estímulo matinal. Seu corpo usa sinais para regular seu ritmo circadiano, e um banho pode sinalizar que é hora de acordar e ficar alerta. Esse efeito é ainda mais forte se você optar por um banho mais frio – a água fria desencadeia a liberação de neurotransmissores como serotonina, cortisol, dopamina e norepinefrina, que ajudam a regular as emoções e reduzir o estresse.

Um banho matinal diário de qualquer duração e temperatura, terminando com até 90 segundos de água fria, demonstrou reduzir os dias de doença em quase um terço e melhorar a qualidade de vida e os níveis de energia relatados. “Passar um ou dois minutos sob o spray gelado logo de manhã não parece divertido, mas vale a pena,” diz um estudo, observando que 91% dos participantes queriam continuar a rotina apesar do desconforto.

E não vamos esquecer o fator “nojento”. Para muitos, um banho matinal é sobre sentir-se menos sujo. “Os humanos tendem a suar à noite,” diz Dr. Gary Goldenberg, dermatologista em Nova York. “Quando você acorda de manhã, há todo esse suor e bactérias dos lençóis na sua pele.”

Sem mencionar outras atividades noturnas. Um rápido enxágue matinal é perfeito “para lavar toda aquela sujeira e suor que você acumulou enquanto dormia.”

Defensores do Banho Noturno

Há outras razões sólidas para tomar banho à noite, começando pelo prazer de lavar os óleos, poluentes e sujeira do dia. “Um banho ajuda a lavar toda a sujeira, toxinas ambientais e poluentes que podem impactar negativamente sua pele,” diz Vij. “Ajuda você a ir para a cama com uma lousa limpa.”

Se você se exercita após o trabalho ou passa o dia em situações fisicamente exigentes, um banho noturno é essencial. “Obviamente, você quer tomar banho antes de ir para a cama porque há muito suor – bactérias podem causar acne […] E fede,” acrescenta Goldenberg.

Surpreendentemente, um banho noturno pode ser ótimo para a higiene do sono. Ele sinaliza ao seu corpo que é hora de começar a desacelerar, assim como seus pais insistiam no banho antes de dormir quando você era pequeno.

“O corpo naturalmente esfria conforme a hora de dormir se aproxima, em sincronia com o ritmo circadiano,” diz a especialista em sono Janet K. Kennedy. “Tomar banho artificialmente eleva a temperatura novamente e permite um resfriamento mais rápido, o que parece acelerar o sono.” Cerca de 90 minutos antes de dormir é o ideal.

Outras pesquisas corroboram isso. Uma revisão sistemática descobriu que um banho quente por apenas dez minutos uma ou duas horas antes de dormir melhora a qualidade e eficiência do sono e ajuda a adormecer mais rápido.

“Um banho noturno pode ser uma parte relaxante de uma rotina pré-sono,” diz Michael Grandner, diretor do Programa de Pesquisa em Sono e Saúde da Universidade do Arizona. “[Pode] também dar a você algum tempo para pensar e relaxar antes de dormir, em vez de se distrair em frente à TV.”

Qual é o Veredicto?

“Não há uma resposta definitiva para a população global sobre tomar banho à noite ou de manhã,” diz Vij. “Mas para cada indivíduo, tende a haver uma resposta certa. E tudo se baseia na preferência.”

Razões específicas podem te influenciar para um lado ou outro. Precisa lavar o cabelo e não consegue secar antes de dormir? Banho matinal é a escolha. Sofre de eczema ou dermatite? Um banho noturno pode ser melhor. “É recomendado que você aplique seus hidratantes diários e quaisquer produtos tópicos prescritos ou de venda livre duas vezes ao dia,” explica Vij. “Não é necessariamente melhor tomar banho à noite ou de manhã, contanto que você use limpadores suaves, hidratantes e produtos prescritos conforme recomendado.”

Em última análise, é sobre o que te convém. “Experimente para encontrar sua versão favorita de si mesmo – se você sempre tomou banho de manhã, talvez tente o oposto por uma semana e veja como se sente,” sugere Vij. “E se te fizer sentir incrível, então continue com isso. E se não, volte ao que fazia antes.”

“Não há um horário certo para tomar banho,” ele conclui. “É o que te faz sentir melhor. É uma escolha tão pessoal que você deve fazer o que te convém e o que te faz feliz.”

Inscreva-se no canal Mistérios do Mundo no YouTube

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados