Elon Musk usou método genial para identificar funcionário da Tesla que estava vazando informações confidenciais

por Lucas Rabello
0 comentário 11,1K visualizações

Elon Musk, o CEO da Tesla, compartilhou recentemente um método único que ele usou para identificar um vazador dentro de sua empresa em 2008. O incidente envolveu a divulgação não autorizada de informações confidenciais, cinco anos após a fundação da Tesla. Musk revelou os detalhes em resposta a uma consulta de um usuário no X em 2022, que perguntou como ele conseguiu pegar o funcionário responsável por vazar os dados para um veículo de notícias.

Musk revelou que sua equipe empregou uma técnica sutil, mas eficaz, para identificar a fonte do vazamento. Eles enviaram o que pareciam ser e-mails idênticos para todos os suspeitos potenciais dentro da empresa. No entanto, cada e-mail continha uma ligeira variação: as frases eram espaçadas de forma diferente, usando um ou dois espaços entre elas. Essa variação criou uma assinatura binária única para cada destinatário.

Quando as informações vazadas surgiram, a equipe de Musk comparou a formatação do documento vazado com os e-mails que haviam enviado. Ao corresponder a assinatura binária no material vazado, eles foram capazes de identificar o e-mail específico e, consequentemente, o indivíduo responsável pela violação.

O método descrito por Musk se alinha com uma tática conhecida como ‘armadilha canária’. Essa abordagem envolve a criação de várias versões de um documento sensível, cada uma ligeiramente alterada, e sua distribuição entre diferentes suspeitos. O objetivo é observar qual versão é vazada, revelando assim o vazador.

Após identificar o funcionário que vazou as informações, a Tesla optou por demitir o empregado. Musk se referiu a essa ação como convidar o indivíduo a “prosseguir sua carreira em outro lugar”. Apesar de ter motivos para uma ação legal, Musk decidiu não prosseguir com ela. Ele explicou que estava preocupado em garantir a sobrevivência da Tesla na época.

A história recebeu considerável atenção no X, com usuários elogiando a engenhosidade do método. Musk assumiu o crédito pela ideia, enfatizando sua eficácia em proteger informações confidenciais da empresa.

Inscreva-se no canal Mistérios do Mundo no YouTube

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados