Somente pessoas “com alto QI” conseguem identificar o segundo cavalo em ilusão de ótica desconcertante

por Lucas Rabello
7,6K visualizações

Encontrar os detalhes escondidos em ilusões de ótica pode ser um desafio divertido, mas também pode ser um pouco frustrante. Vamos mergulhar nessa e ver se você tem o que é preciso.

Vamos começar com uma ilusão de ótica que tem feito sucesso, graças ao TiffyTaffy. A tarefa é simples: encontrar os dois cavalos nesta imagem em 10 segundos. Se conseguir, você ganha o direito de se gabar por ter um ‘QI alto’. Pronto? Ajuste seu cronômetro e vá!

Existem dois cavalos nesta foto. (TiffyTaffy. com)

Existem dois cavalos nesta foto. (TiffyTaffy. com)

Primeiro, a parte fácil. O primeiro cavalo está olhando diretamente para você, bem no centro. Este belo cavalo marrom e branco ocupa quase todo o primeiro plano. Se você não viu este, talvez seja hora de marcar um exame de vista porque, sinceramente, é impossível não notar. Você pegou esse, certo? Ótimo.

Agora, com o primeiro cavalo localizado, seu verdadeiro desafio começa. Você tem cerca de nove segundos para encontrar o segundo cavalo. Aqui é onde a coisa fica difícil e seu cérebro começa a trabalhar. Há outro cavalo escondido atrás do primeiro? Talvez um menor espiando de algum lugar? Não, isso seria muito óbvio, não é?

Se você está examinando cada pixel agora, pare. Ilusões de ótica são feitas para bagunçar sua cabeça. Elas são projetadas para fazer você duvidar do que vê. As pessoas geralmente se dividem em dois grupos com essas coisas: ou elas veem o truque imediatamente, ou ficam completamente perdidas até que alguém aponte. E aquele momento de ‘ah, é isso’ quando finalmente você entende? Inestimável.

Há dois cavalos - embora não da maneira que você imagina (TiffyTaffy.com)

Há dois cavalos – embora não da maneira que você imagina (TiffyTaffy.com)

Certo, o tempo acabou. Se você ainda não encontrou, não se preocupe. Essa é realmente intrigante. O segundo cavalo não é realmente um cavalo. Em vez disso, é a palavra ‘H O R S E’ (cavalo, em inglês) disfarçada de maneira inteligente no padrão do pelo do primeiro cavalo. Sim, você leu certo. A ilusão não estava pedindo para encontrar dois animais; apenas para localizar o segundo ‘cavalo’, que na verdade era um texto. Astuto, não?

Essa é a parte divertida das ilusões de ótica. Elas forçam você a pensar fora da caixa e usar seu cérebro de maneiras incomuns. É menos sobre inteligência e mais sobre perspectiva. Então, se você não pegou, não se preocupe. Isso não é exatamente uma medida do seu QI. É mais um teste de quão rápido seu cérebro pode se adaptar a truques visuais inesperados.

Ilusões de ótica como essa jogam com nossas tendências naturais de ver padrões e formas. Quando te dizem para procurar um cavalo, seu cérebro automaticamente procura por formas familiares de animais. Mas às vezes, você precisa mudar sua maneira de pensar e procurar por tipos diferentes de padrões – como texto escondido à vista.

Então, da próxima vez que você encontrar uma ilusão de ótica, lembre-se de dar um descanso ao seu cérebro. Não pense demais. Procure o óbvio, depois tente pensar criativamente. Às vezes, a resposta está bem ali, escondida de uma maneira que você não esperava. E se tudo falhar, você sempre pode dizer que a ilusão era muito simples para o seu cérebro de nível genial se importar. Afinal, sempre haverá outra ilusão esperando para ser resolvida.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados