Câmera caída em um buraco a 92 metros abaixo da Antártida faz uma descoberta incrível

por Lucas Rabello
0 comentário 7,9K visualizações

Então, quando você pensa que já descobrimos tudo sobre o nosso planeta, algo incrível aparece. Enquanto estamos ocupados explorando o espaço, há muito sobre a Terra que ainda não sabemos. Pegue essa recente aventura na Antártida, por exemplo. Uma câmera foi jogada 93 metros dentro de um buraco profundo e o que ela encontrou foi surpreendente.

Aqui está a história: uma equipe do Centro de Exploração do Gelo Antigo (sim, esse é o COLDEX) estava ocupada em 2022, investigando algumas camadas de gelo antigas. Para conseguir uma boa visão, eles decidiram jogar uma câmera de ação em um dos buracos de perfuração. É um pouco como uma montanha-russa, exceto que, em vez de curvas e voltas, você está descendo por um túnel vertical de gelo.

À medida que a câmera desce, a sensação de escala fica toda estranha. É como voar através de um túnel de trem bizarro e estreito. Algumas pessoas disseram que parecia estar em um trenó de bobsled. E sim, o TikTok enlouqueceu com esse vídeo. As pessoas não se cansavam dos visuais estranhos e gelados. Um espectador comentou: “Sinceramente, isso foi muito assustador,” enquanto outro, coçando a cabeça, perguntou: “Com todo o respeito, mas por quê? Por que gastar tempo e dinheiro com gelo antigo?”

Boa pergunta. Aqui está a explicação: o COLDEX e outras equipes de pesquisa não estão apenas brincando na neve. Eles estão investigando essas camadas de gelo antigas para desbloquear segredos sobre o passado do nosso planeta. Essas camadas de gelo guardam uma linha do tempo congelada da história climática da Terra. Analisando amostras de diferentes profundidades, os cientistas podem identificar padrões de aquecimento e resfriamento ao longo dos séculos.

Isso não é apenas coisa de nerds. Com a crise climática sendo o assunto quente que é, entender esses padrões é um grande negócio. Os dados podem ajudar a prever como as tendências atuais de aquecimento global podem impactar nosso planeta, incluindo essas mesmas camadas de gelo.

Então, embora possa parecer um pouco maluco jogar câmeras em buracos gelados na Antártida, há um método para a loucura. Tudo se resume a montar o quebra-cabeça do passado do nosso planeta para ter uma melhor compreensão do seu futuro. E, hey, se isso resultar em um vídeo legal no TikTok, melhor ainda.

Inscreva-se no canal Mistérios do Mundo no YouTube

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados