A ‘cidade-fantasma’ cheia de castelos onde ninguém jamais viveu

por Lucas Rabello
1 comentário 51,4K visualizações

Burj Al Babas poderia ser o cenário de um conto de fadas assustador, localizado na região noroeste de Bolu, na Turquia. Esta cidade fantasma, estendendo-se por 101 hectares, já foi avaliada em impressionantes 200 milhões de dólares. Imagine isto: mansões retiradas diretamente de um filme da Disney — pense em “Enrolados” ou “Cinderela” — exceto que, não há ninguém em casa.

O grande plano? Uma vila de fantasia completa com um centro comercial, um parque aquático repleto de escorregadores e correntezas, e luxuosas piscinas internas, banhos e saunas. Os desenvolvedores começaram em 2014, com o objetivo de concluir dentro de quatro anos. Mas os sonhos colidiram com a realidade, e até 2018, apenas 60% das casas estavam de pé, inacabadas e vazias.

A 'cidade-fantasma' cheia de castelos onde ninguém jamais viveu

Os preços dessas casas de luxo variavam de cerca de 370.000 libras a 530.000 dólares. Inicialmente, houve interesse, casas foram vendidas, principalmente para compradores de países do Golfo. No entanto, à medida que as vendas diminuíram, os problemas financeiros aumentaram. Até 2018, os desenvolvedores, Sarot Properties Group, enfrentaram um beco sem saída financeiro e declararam falência.

Mehmet Emin Yerdelen, presidente da Sarot Properties, foi franco sobre a queda. “Não conseguimos receber cerca de 7,5 milhões de dólares de recebíveis pelas vilas que vendemos para países do Golfo. Nós pedimos proteção contra falência, mas o tribunal decretou a falência. Vamos recorrer da decisão”, disse ele ao Hurriyet Daily News. Apesar das circunstâncias adversas, Yerdelen permaneceu esperançoso: “O valor total do projeto é de cerca de 200 milhões de dólares. Ainda temos 250 vilas completas e prontas para serem vendidas. Vender apenas 100 delas seria suficiente para pagar as dívidas e completar o projeto. Acreditamos que superaremos a crise em quatro ou cinco meses. Estamos planejando abrir parcialmente as instalações em 2019.”

Avançando para hoje, Burj Al Babas é mais uma curiosidade turística do que uma comunidade movimentada. A área ainda está pontilhada com restos de construção e mais de 530 casas inacabadas. Os visitantes costumam passear, capturando a cena assustadora, porém fascinante, do que poderia ter sido um final de conto de fadas. O silêncio é profundo aqui, interrompido apenas pelo ocasional clique de uma câmera capturando este monumento incomum à ambição e ao fracasso.

1 comentário

rosimere 29 de abril de 2024 - 15:58

Um erro gigante: CASTELOS PRECISAM DE JARDINS E PRIVACIDADE, ainda mais se forem feitos para moradores ricos. Este condomínio ficou com cara de Pombal, portanto não vai encantar a classe que ostenta luxos, faltou o básico.

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Mistérios do Mundo 2024 © Todos os direitos reservados