A Blue Origin foi forçada a deletar as filmagens de uma astronauta em sua primeira vez no espaço após controvérsia

por Lucas Rabello
1,6K visualizações

A engenheira americana Emily Calandrelli realizou um voo espacial histórico com a Blue Origin, tornando-se a 100ª mulher a alcançar o espaço. No entanto, essa conquista se transformou em uma complexa história de triunfo e controvérsia na era digital. Como parte do nono voo de teste humano da nave New Shepherd, da empresa de Jeff Bezos, Calandrelli se juntou a outros cinco turistas espaciais nessa missão marcante.

A experiência tocou profundamente Calandrelli, que fez uma poderosa analogia entre ver a Terra do espaço e sua experiência como mãe. “Eu não esperava ver tanto espaço, e continuei dizendo, esse é o nosso planeta! Esse é o nosso planeta! Foi a mesma sensação que tive quando meus filhos nasceram, e eu pensei, ‘Esse é o meu bebê!'”, compartilhou ela em um vídeo postado pela Blue Origin.

Emily fez parte de um grupo de 6 'turistas espaciais' e se tornou a 100ª mulher a ir para o espaço (Blue Origin/Instagram).

Emily fez parte de um grupo de 6 ‘turistas espaciais’ e se tornou a 100ª mulher a ir para o espaço (Blue Origin/Instagram).

No entanto, o que deveria ter sido um momento puramente comemorativo tomou um rumo infeliz quando a Blue Origin precisou remover o vídeo de suas plataformas de mídia social devido a comentários inapropriados e sexualizados direcionados a Calandrelli. O incidente a afetou significativamente, resultando em um voo de retorno emocional, onde encontrou conforto ao enviar mensagens para suas “irmãs espaciais” e recebeu apoio inesperado de uma comissária de bordo simpática que a encorajou com as palavras “não deixe que apaguem seu brilho”.

Em resposta ao assédio online, Calandrelli adotou uma postura firme: “Me recuso a dar muito tempo aos homens pequenos na internet. Eu sinto as experiências na alma. É uma característica que herdei do meu pai. Sentimos cada emoção profundamente, e que maneira bonita é essa de vivenciar a vida. Essa alegria está tatuada no meu coração.”

Emily deixou uma mensagem desafiadora para as pessoas que fizeram comentários ridículos (Blue Origin/Instagram).

Emily deixou uma mensagem desafiadora para as pessoas que fizeram comentários ridículos (Blue Origin/Instagram).

A experiência da engenheira do MIT gerou uma onda de apoio da comunidade online. Muitos seguidores expressaram sua admiração e solidariedade através de comentários em suas outras postagens relacionadas ao espaço. Um apoiador comentou: “Incrível. Adoro a perspectiva de uma mãe lá em cima olhando com tanto orgulho e amor para o nosso planeta. Lindo.” Outro compartilhou: “O relato dela sobre esse momento me fez chorar. Agora, vendo isso com esta foto, estou soluçando.”

O incidente destacou os desafios contínuos que as mulheres enfrentam em campos tradicionalmente dominados por homens, como o aeroespacial. Um apoiador abordou isso diretamente: “Emily, sinto muito ao ver seu post sobre o vídeo da sua reação ter que ser removido por causa dos comentários de homens estúpidos. Eu compartilhei mais cedo hoje dizendo que teria tido exatamente a mesma reação! Garanto que você inspirou mais pessoas, especialmente mulheres por aí, do que pode imaginar.”

Apesar da controvérsia, a conquista de Calandrelli permanece significativa na história da exploração espacial. Como a 100ª mulher a se aventurar no espaço, sua experiência a bordo da nave New Shepherd da Blue Origin acrescenta ao crescente legado das mulheres na exploração espacial, ao mesmo tempo em que destaca os desafios sociais persistentes que elas continuam a enfrentar.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.