Tem havido um debate sobre se é ou não ambientalmente responsável fazer xixi no chuveiro para economizar água.
Embora seja verdade que fazer xixi no chuveiro pode economizar uma quantidade significativa de água, a uroginecologista Teresa Irwin alerta que também pode ter consequências médicas negativas.
A urina geralmente é estéril e não contém bactérias nocivas; portanto, do ponto de vista da higiene, não há problema em fazer xixi enquanto se está sob o chuveiro.
No entanto, algumas pessoas podem ter uma condição chamada disfunção do assoalho pélvico, que afeta sua capacidade de controlar a bexiga. Para esses indivíduos, o som de água corrente pode desencadear uma necessidade irresistível de urinar e potencialmente levar à incontinência (por isso é mais fácil fazer xixi no chuveiro). Só que isso pode se tornar um hábito, e a pessoa só vai conseguir urinar quando houver o som ou contato com água corrente, o que pode se tornar um problema sério.
Além disso, a anatomia feminina pode não ser adequada para fazer xixi em pé. Quando uma mulher se levanta para fazer xixi, ela pode não conseguir relaxar totalmente os músculos pélvicos, o que pode levar a problemas futuros.
@dr.teresa.irwin I said what I said! Unless you’re struggling with total bladder emptying you need to hear this #bladdertips #pft #obgyn
É importante observar que essas preocupações médicas não se aplicam a todos e podem afetar apenas uma pequena porcentagem da população. No entanto, vale a pena considerar esses riscos potenciais antes de decidir se deve ou não fazer xixi no chuveiro.