O X, a plataforma de mídia social anteriormente conhecida como Twitter, anunciou que encerrará suas operações no Brasil. Essa notícia pegou muitos de surpresa, já que a empresa estava presente no país desde 2012.
A informação foi comunicada aos funcionários durante uma reunião convocada de forma apressada no sábado. Um funcionário que preferiu permanecer anônimo declarou ao ICL Notícias: “Eles anunciaram uma reunião geral hoje, que foi agendada para hoje. Muitas pessoas nem chegaram a ver o convite.” A declaração foi feita pela CEO da X, Linda Yaccarino.
O fechamento afetará cerca de 30 funcionários atuais, uma redução significativa em relação aos mais de 100 trabalhadores que a empresa de Elon Musk tinha no Brasil antes da aquisição da empresa por Elon Musk em novembro de 2022. Naquela ocasião, Musk iniciou uma onda de demissões em massa que impactou o escritório brasileiro.
A X justificou a decisão de fechar o escritório no Brasil como uma forma de proteger sua equipe. De acordo com a empresa, “Eles disseram que estão ameaçando prender nossa equipe jurídica, então, para nos proteger, vão fechar [o escritório].” Essa afirmação se refere a uma ordem confidencial do Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que aparentemente ameaça prisão para representantes da X que não cumprirem uma ordem judicial.
Em resposta a esses eventos, a X divulgou uma declaração afirmando que o Ministro Moraes “escolheu ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal.”
O fechamento repentino deixou os funcionários inseguros sobre seu futuro. Eles ainda não foram informados sobre os pacotes de compensação a que têm direito, com o departamento de recursos humanos da empresa afirmando que conversará individualmente com cada um deles nos próximos dias. Enquanto isso, o acesso aos sistemas internos já está sendo revogado.
Em nota, Elon Musk publicou em sua conta no X: “Devido às exigências da “Justiça” @Alexandre no Brasil, que nos obrigariam a violar (em segredo) as leis brasileiras, argentinas, americanas e internacionais, a 𝕏 não tem outra escolha a não ser encerrar nossas operações locais no Brasil. Ele é uma completa desgraça para a justiça.”
Due to demands by “Justice” @Alexandre in Brazil that would require us to break (in secret) Brazilian, Argentinian, American and international law, 𝕏 has no choice but to close our local operations in Brazil.
He is an utter disgrace to justice. https://t.co/yAvX1TpuRp
— Elon Musk (@elonmusk) August 17, 2024
A rede social continuará operando normalmente no país, no entanto.