Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, entra em erupção após vários dias de inquietação. A explosão ocorreu este domingo, às 15h12 (hora das Canárias), em Cabeza de Vaca, na zona alta do município de El Paso. É uma área pouco povoada, embora existam algumas casas nas proximidades.

David Calvo, cientista do Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan), disse à Televisión Canaria que agora “temos que estimar o volume de lava” do novo vulcão, que tem várias bocas eruptivas. Até agora, entre três e seis rachaduras foram contadas. “Já estamos fazendo mapas e simulações para saber para onde vão fluir os riachos de lava”.

As primeiras horas são importantes para saber por onde passará a lava, que se aproxima de áreas residenciais.

A lava está sendo expelida através de uma fissura na encosta do vulcão e a atividade sísmica se mantém, o que pode fazer a erupção se agravar.

Todos os habitantes de La Palma estão sendo evacuados nesse momento.

Assista ao vivo a erupção aqui.

Desde sábado foram registrados mais de mil abalos, 5 dos quais de grau 3 ou superior, todos sentidos pela população e sinal de movimentos de magma.

O Cumbre Vieja de La Palma é um dos complexos vulcânicos mais activos das ilhas Canárias, sendo o responsável por duas das três últimas erupções nas ilhas, o vulcão San Juan (1949) e o Teneguía (1971).

EM ATUALIZAÇÃO

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.