O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, entra em erupção após vários dias de inquietação. A explosão ocorreu este domingo, às 15h12 (hora das Canárias), em Cabeza de Vaca, na zona alta do município de El Paso. É uma área pouco povoada, embora existam algumas casas nas proximidades.
David Calvo, cientista do Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan), disse à Televisión Canaria que agora “temos que estimar o volume de lava” do novo vulcão, que tem várias bocas eruptivas. Até agora, entre três e seis rachaduras foram contadas. “Já estamos fazendo mapas e simulações para saber para onde vão fluir os riachos de lava”.
As primeiras horas são importantes para saber por onde passará a lava, que se aproxima de áreas residenciais.
A lava está sendo expelida através de uma fissura na encosta do vulcão e a atividade sísmica se mantém, o que pode fazer a erupção se agravar.
Volcanic eruption right now on La Palma, Canary Islands. 🌋🔥 pic.twitter.com/x8BIrakwBi
— Michael Bolognesi (@TeideMike) September 19, 2021
🔥mantle of lava running from the volcano of La Palma in our Canary archipelago 🔥 pic.twitter.com/BkAFuQSkwU
— @ezequieleg968 (@ezequieleg968) September 19, 2021
Todos os habitantes de La Palma estão sendo evacuados nesse momento.
Desde sábado foram registrados mais de mil abalos, 5 dos quais de grau 3 ou superior, todos sentidos pela população e sinal de movimentos de magma.
O Cumbre Vieja de La Palma é um dos complexos vulcânicos mais activos das ilhas Canárias, sendo o responsável por duas das três últimas erupções nas ilhas, o vulcão San Juan (1949) e o Teneguía (1971).
EM ATUALIZAÇÃO