Você sabe o que é essa tocha infinita que queima dentro dessa cachoeira?

No coração desta cachoeira há uma pequena chama misteriosa que cativou a atenção e curiosidade das pessoas por centenas de anos. Localizada no parque Chestnut Rudge, em Buffalo, Nova Iorque, a Eternal Flame Falls (Cachoeira da Chama Eterna) surpreende os desavisados – apesar das águas da cachoeira desceram com uma pressão forte, a chama por trás dela nunca apaga. Esse fenômeno é explicado pela ciência – bem, até certo ponto.

Quando a chama está acesa, pode chegar até 20 cm de altura e é refletida pela água, dando a impressão de um vidro fosco. Existem centenas de chamas eternas “naturais” em todo o mundo e acredita-se que cada uma delas é acesa pelo gás natural produzido pelas rochas abaixo dela. A princípio, esse gás que mantém a chama acesa vem de rochas antigas e extremamente quentes chamadas “xisto”.

No entanto, Arndt Schimmelmann e os pesquisadores da Universidade de Indiana descobriram que as rochas sob a chama em Nova Iorque não são quentes o suficiente para produzir essa reação.

Schimmelmann disse ao OurAmazingPlanet que as rochas tinham apenas a temperatura de uma ‘xícara de chá’. Além disso, o xisto não é tão antigo quanto se esperava.

A cena estimulou a imaginação de diversas gerações, resultando na criação de lendas e supostos avistamentos de elfos na área. E embora essas lendas tenham obviamente sido refutadas, a cachoeira continua sendo um mistério do ponto de vista científico. No entanto, desafiando todas as explicações científicas e as enormes quantidades de água ao redor, a chama ainda assim se acende.

Aqueles que forem se aventurar pelo local precisam ser prudentes, pois a erosão fez com que o solo ficasse com raízes expostas, o que pode acabar ferindo alguém que se descuidar. Atenção em dobro se torna essencial em períodos chuvosos, pois o solo acaba ficando liso e escorregadio, fazendo qualquer um tombar se não estiver ligado.

Todo caso, a visita não deixará de ser impressionante!

[DailyMail]

Comentários
Carregando...