Você sabe de onde surgiu o meme dos dançarinos de funeral?

Você certamente deve ter se familiarizado o meme dos dançarinos de funeral que tomou conta da internet e propiciou um tipo de humor meio macabro, não é mesmo?

Bem, trata-se de um vídeo em que um grupo de pessoas que, enquanto carregam um caixão, não economiza talento ao mostrar suas habilidades de dança. Se você não viu o vídeo, não deixe de conferir abaixo para entender melhor sobre o que estamos falando:

Por mais estranho que possa parecer, a tradição de dançar em funerais já existia em Gana, na África, e possui uma importância central na cultura local.  Essas festas são banhadas em música tradicional africana – ou jazz, em muitos casos – porém o meme ganhou uma trilha sonora eletrônica com a música  “Astronomia” que foi criada em 2010 pelo russo Tony Igy. Entretanto, a versão do meme é a versão remix, “Astronomia 2k19”, feita pelo DJ Stephan F. em 2019.

O vídeo original ficou conhecido em 2017, enquanto a BBC fazia uma matéria no local para mostrar a tradição funerária de Gana. Este é o vídeo original com a música, também original, da celebração:

A África em geral possui muitas tradições funerárias diferentes entre povos, sendo que uma dessas tradições é exatamente a dança para celebrar a vida que essa pessoa teve e não a sua morte propriamente dita.

A despedida através do funeral então se torna um evento social, que envolve música, comida e bebida, como qualquer outro evento como um aniversário ou casamento. Assim sendo, as celebrações geralmente são marcadas para um sábado e, enquanto o corpo do falecido se encontra no necrotério, há tempo para todos os preparativos.

Foto: Reprodução

Esses funerais felizes geralmente são reservados aos idosos, que tiveram uma vida completa e já cumpriram sua passagem nesta existência. Nessas despedidas os convidados usam roupas pretas e brancas. Agora, quando as mortes são trágicas ou são de pessoas jovens os funerais acabam sendo mais discretos e as pessoas usam cores como o preto e vermelho para simbolizar o luto. Existem funerais que misturam os dois, sendo que alguns podem usar roupas vermelhas e pretas ou pretas e brancas, tudo conforme seu nível de sofrimento.

Essa tradição de se despedir festejando surgiu com os escravos, que acabaram levando a tradição para a África Ocidental e também podem ser encontrada  na religião vodu haitiana.

E você, esperava que era essa a origem do famoso ‘meme’? Conte pra gente nos comentários!

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.