Início » Saúde » Você pode se infectar com o coronavírus pedindo comida online?

Você pode se infectar com o coronavírus pedindo comida online?

Leonardo Ambrosio

Publicado em

Saiba se existe alguma chance de você se infectar com o novo coronavírus a partir da comida que você encomendou para a sua casa.

Estima-se que pelo menos 1/3 da humanidade esteja de quarentena por conta do novo coronavírus. Isso significa que mais de 2 bilhões de pessoas estão hoje fechadas em suas casas para evitar que a doença se espalhe de forma descontrolada. Isso vem provocando uma série de efeitos, entre eles um aumento considerável no número de clientes que buscam comida por tele-entrega, como no ‘iFood’, ‘UberEats’, entre outros.

Você provavelmente já sabe que a Covid-19 pode ser transmitida de uma pessoa para outra por meio do contato com partículas liberadas pela tosse, espirros e etc, mas será que existe alguma chance de você se infectar com o coronavírus a partir da comida que você encomendou?

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, é possível se infectar tocando o rosto depois de passar as mãos em superfícies contaminadas com o SARS-CoV-2, e de acordo com algumas pesquisas recentes, o vírus pode ser bem resistente, vivendo até 72h fora do corpo humano, dependendo da superfície.

VEJA TAMBÉM:
7 fatos sobre o corpo das mulheres que poucas pessoas sabem

Não há, no entanto, nenhuma evidência que mostre que o coronavírus pode ser transmitido pela comida. Mesmo assim, é preciso tomar alguns cuidados. Segundo uma pesquisa publicada no ‘New England Journal of Medicine’, o SARS-CoV-2 pode viver por mais de três dias em superfícies como o plástico – que é utilizado em algumas embalagens. Já em papelão, não foram encontradas quaisquer evidências do vírus após 24h.

Mistérios do Mundo
Shutterstock

A grande maioria das autoridades médicas concordam que o coronavírus não é transmitido pela comida em si, mas pode ser passado de uma pessoa para outra caso não sejam tomadas precauções em relação à embalagem dos alimentos. Ao pedir algo por tele-entrega, dizem os especialistas, o ideal é que você higienize imediatamente as mãos após entrar em contato com sacolas, caixas, pacotes e embalagens em geral. Em seguida, é indicado o descarte imediato destes recipientes.

VEJA TAMBÉM:
Um item de cama tem mais bactérias do que um assento de vaso sanitário, segundo novo estudo

Vale ressaltar, entretanto, que é extremamente perigoso usar qualquer tipo de produto higienizante para “limpar” o alimento em si, já que isso poderia causar diversos tipos de intoxicação alimentar. É bom ter em mente também que, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA o coronavírus morre quando exposto a uma temperatura minimamente capaz de cozinhar um alimento.

Portanto, nada de surtar ao pedir uma tele-entrega durante a quarentena, mas é crucial que você tenha hábitos adequados de higiene para não correr nenhum risco.

Fonte: IFLScience.

Photo of author
Leonardo Ambrosio tem 26 anos, é jornalista, vive em Capão da Canoa/RS e trabalha como redator em diversos projetos envolvendo ciências, tecnologia e curiosidades desde 2014.