Você conhece a história por trás destes 7 símbolos famosos?

Você certamente conhece todos esses símbolos, mas será que sabe o que eles realmente significam e a história por trás deles?

Confira:

1. Bluetooth

Bluetooth
Shutterstock

O nome “Bluetooth” é uma homenagem ao rei Harald Blatand, que governo a Dinamarca e ficou famoso por conseguir unir todos os povos em um único reino. “Blue tooth”, em inglês, significa “dente azul”, e de acordo com as lendas históricas sobre Harald, o rei tinha um dente permanentemente pintado de azul, por conta do hábito que ele tinha de comer muitos mirtilos (blueberry) todos os dias.

O símbolo é a união das runas “Hagall” e “Bjarkan”, que representam as letras “H” e “B’, respectivamente, as iniciais do antigo rei dinamarquês.

A relação entre a tecnologia e Harald vem do fato que o Bluetooth é utilizado justamente para unir múltiplos dispositivos em uma única rede.

2. Pentagrama

Pentagrama
Shutterstock

Relacionado muitas vezes com a chamada “magia negra”, o pentagrama na verdade tem um significado original bem diferente do que recebe hoje em dia. A ponta superior da figura representa ‘Gaia’, ou a Mãe-Natureza, enquanto as outras pontas representam os elementos básicos (fogo, ar, água e terra). Durante muito tempo este símbolo foi utilizado em amuletos e joias como uma forma de afastar o mal.

3. Smiley

Smiley
Shutterstock

O smiley talvez tenha sido o primeiro “emoticon” (emoji, para os mais novos) a ser inventado. Foi idealizado inicialmente nos anos 1970, e posteriormente se tornou um dos símbolos mais utilizados em toda a comunicação eletrônica. A cor amarela, típica do smiley, foi escolhida para representar o sol, demonstrando uma felicidade radiante, brilhante.

4. Símbolo do coração

Símbolo do coração
Shutterstock

Para muitos, a origem do símbolo que utilizamos para representar o amor vem da forma que resultado do encontro de dois cisnes. Isso porque para muitas culturas esses animais são considerados como símbolos de amor, paixão e fidelidade, visto que esses animais ficam juntos a seus pares durante toda a vida.

Uma outra possibilidade diz que o símbolo teria sido inspirado na anatomia feminina, representando mais especificamente a região pélvica, que era muito cultuada pelos gregos da antiguidade.

5. “Power”.

Power
Shutterstock

O botão de “power”, que é utilizado para ligar e desligar a maioria dos aparelhos eletrônicos, possui um símbolo que aparece quase sempre. Ele é inspirado no código binário, que era utilizado desde a década de 1940 para identificar se interruptores estavam ligados ou desligados. O número 1 significava “ligado” (on), e o número 0 identificava algo desligado (off). Se você prestar atenção, vai perceber que o símbolo de power é a união dos números 1 e 0.

6. Símbolo da paz.

Símbolo da paz
Shutterstock

Utilizado para representar a paz, este símbolo é formado a partir da junção das letras “D” e “N” no alfabeto semafórico.

A letra D é feita segurando uma bandeira para cima e outra para baixo, em uma linha reta. Já a letra N é representada por um “V” invertido.

7. Suástica.

Suástica
Shutterstock

A infame suástica ficou popular por conta das monstruosidades cometidas pelos nazistas durante o período da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, este mesmo símbolo, com poucas ou quase nenhuma difereça já fora utilizada para representar a boa sorte.

Além disso, já teve usos também no hinduísmo, budismo e outras religiões. Na Índia e na Indonésia, por exemplo, é possível encontrar símbolos bem semelhantes à suástica nazista em templos e casas.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.