Início » Ciência » Vírus antigo que ficou congelado na Sibéria por 48.500 anos é revivido

Vírus antigo que ficou congelado na Sibéria por 48.500 anos é revivido

Lucas R.

Publicado em

Atualizado em

Um vírus antigo que ficou congelado no permafrost siberiano por 48.500 anos se tornou o mais antigo já revivido até agora.

Um vírus antigo que ficou congelado no permafrost siberiano por 48.500 anos se tornou o mais antigo já revivido até agora, dizem os cientistas.

Está entre os sete tipos de vírus no permafrost que foram ressuscitados após milhares de anos.

O mais novo estava congelado há 27.000 anos e o mais antigo, chamado Pandoravirus yedoma, foi congelado há 48.500 anos.

Embora os vírus não sejam considerados um risco para os seres humanos, os cientistas alertam que outros vírus expostos pelo gelo derretido podem ser ‘desastrosos’ e levar a novas pandemias.

Permafrost
Permafrost siberiano

“48.500 anos é um recorde mundial”, disse Jean-Michel Claverie, virologista da Universidade de Aix-Marseille, na França, ao New Scientist.

Nomeado em homenagem à caixa de pandora, pandoravirus é um gênero de vírus gigante descoberto pela primeira vez em 2013, e o segundo maior em tamanho físico de qualquer gênero viral conhecido, perdendo apenas para o pitovírus.

O pandoravirus tem 1 micrômetro de comprimento e 0,5 de micrômetro de largura, o que significa que é visível com um microscópio de luz.

Vírus antigo que ficou congelado na Sibéria por 48.500 anos é revivido

Este espécime particular de 48.500 anos foi encontrado no permafrost de 16 metros abaixo do fundo de um lago em Yukechi Alas, em Yakutia, Rússia.

O professor Claverie e seus colegas já reviveram dois vírus de 30.000 anos do permafrost, o primeiro dos quais foi anunciado em 2014.

Todos os nove vírus são capazes de infectar organismos unicelulares conhecidos como amebas — mas não plantas ou animais. No entanto, outros vírus congelados podem ser perigosos para a vida vegetal e animal, incluindo humanos.

Cerca de 65% do território russo é classificado como permafrost — terra que permanece permanentemente congelada mesmo durante os meses de verão.

Mas, à medida que as temperaturas aumentam devido ao aquecimento global, o solo agora está começando a descongelar, revelando coisas que estavam congeladas há milhares de anos.

Photo of author
Editor-chefe do portal Mistérios do Mundo desde 2011. Adoro viajar, curtir uma boa música e leitura. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.