Um vídeo viral de bebês sendo deixados do lado de fora no frio congelante da Noruega causou alvoroço nas redes sociais.
O vídeo foi compartilhado no TikTok pelo usuário australiano Olly Bowman, que ficou chocado com a prática. De acordo com Bowman, deixar os bebês do lado de fora ajuda na respiração e os torna mais independentes, razão pela qual muitos noruegueses saem de casa mais cedo do que em outros países.
O vídeo deixou muitos usuários de redes sociais de todo o mundo perplexos com o conceito, com alguns questionando a segurança de deixar bebês sozinhos do lado de fora em um frio tão intenso.
No entanto, um estudo finlandês de 2008 descobriu que as crianças tiravam sonecas mais longas ao ar livre do que em ambientes fechados, e a maioria dos pais não havia enfrentado situações potencialmente perigosas.
Os autores do estudo observaram que havia risco de hipotermia especialmente em climas frios, e é importante garantir que as crianças estejam vestidas adequadamente – e no vídeo pode-se ver que elas de fato estavam. Além disso, se expor ao frio desde cedo, segundo os pesquisadores, pode reforçar o sistema imunológico das crianças.
Depois que o vídeo se tornou viral, Bowman saiu às ruas de Oslo para perguntar aos pais por que a prática era tão comum. Muitas disseram conhecer pessoas que deixaram seus bebês do lado de fora, mas optaram por não fazê-lo, enquanto outras explicaram que deixaram seus bebês do lado de fora por curtos períodos enquanto iam a cafés ou lojas.
De acordo com um dos pais, deixar bebês do lado de fora era “muito comum” na Noruega, e havia um ditado que dizia que “não existe tempo ruim, apenas roupas ruins”. Isso sugere que os noruegueses acreditam que, se os bebês estiverem vestidos adequadamente para o clima, não há risco de danos.
@mrmelk_
Embora a prática possa parecer estranha para quem está fora da Escandinávia, é importante entender que culturas diferentes têm práticas parentais diferentes. Na Noruega, deixar os bebês do lado de fora é considerado normal, e os pais acreditam que isso ajuda os filhos a se tornarem mais independentes e saudáveis.