[VÍDEO] Estas lutas entre cobras vão lhe causar pesadelos

Se uma cobra é suficiente para lhe assustar, talvez a entrelaçada luta destas duas mortais cobras marrons não seja a melhor coisa para assistir.

Filmado na Austrália, este vídeo mostra duas cobras marrons (Pseudonaja nuchalis) entrelaçadas em uma ágil luta, formando uma “super cobra”.

Mas não se deixe enganar: mesmo que pareça uma dança romântica, este vídeo mostra dois machos lutando por uma fêmea (que provavelmente está nas proximidades). Isto é uma ocorrência comum na primavera e início do verão, quando as cobras estão se reproduzindo.

“Ouvimos relatos, e até mesmo recebemos fotos e vídeos, de vários tipos de cobras ‘entrelaçadas'”, conta Nick Clemann, do Departamento de Sustentabilidade e Meio Ambiente Vitoriano. “Quase todo mundo acha que estão vendo um acasalamento, mas na verdade é uma luta entre cobras do sexo masculino.”

Então, se é uma luta, por que eles ficam se torcendo ao invés de utilizar sua dolorosa picada? Esta luta pelo acasalamento não é uma luta até a morte, mas sim uma demonstração para provar quem é o mais forte e com mais recursos. O vencedor terá o direito de acasalar com a fêmea nas proximidades, enquanto o perdedor vai embora.

“Normalmente, após uma cobra estabelecer o domínio, o perdedor foge do local, enquanto o vencedor vai acasalar com a fêmea. Em algumas espécies a luta é mais agressiva, com os machos chegando a picar uns aos outros”, explica o ecologista Jonathan Webb, da Universidade de Tecnologia de Sydney.

Mesmo que a intenção não seja exatamente mortal, as baralhas podem ser perigosas para as cobras, tendo em vista que seu suprimento de ar pode ser momentaneamente interrompido por conta do entrelaçamento.

As ágeis cobras marrons não são as únicas com este comportamento – ele é comum entre cobras de todo o mundo, e em alguns casos raros ocorre entre espécies diferentes.

“O repetido entrelaçamento e aperto é um padrão visto nos machos da maioria das espécies de cobras da Austrália”, afirma o especialista em cobras Mark Hutchinson, do South Australian Museum.

 

 

 

 

O problema do fornecimento de ar se torna um pouco mais real em lutas envolvendo cobras de maior porte, como neste pesadelo vídeo de duas pítons tapetes, que podem crescer até 4 metros de comprimento.

A maior luta de cobras do mundo acontece no Canadá, onde em alguns casos até mesmo 75 mil cobras se contorcem para ter acesso a uma única fêmea.

 

Veja também: Mais do autor

Comentários

Carregando...