[Vídeo] Como acalmar ondas em um lago usando uma colher de azeite de oliva?

Este vídeo do canal YouTube What The Physics?! mostra Greg Kestin, um físico teórico da Universidade de Harvard, demonstrando algumas das estranhas propriedades moleculares do azeite. Tudo que você precisa é de uma dose de azeite e um lago, e o resultado é uma experiência bastante surpreendente.

Simplesmente despejando uma colher de azeite no meio de um lago, ele primeiro mostra e, em seguida, explica como o óleo flutua na superfície da água. Ele começa a se espalhar até que cria uma camada literalmente com a espessura de uma molécula. Curiosamente, esta camada parece acalmar as ondas do lago causadas pela brisa. Como Greg aponta, se você medir o tamanho da água parada sem ondas, você pode descobrir qual o tamanho de uma molécula.

Pode parecer apenas uma curiosidade simples, mas este princípio tem realmente uma riqueza de aplicações, incluindo o “vidro anti-reflexivo” usado para telas do telefone e vidros. Veja o vídeo.

Isto é a física, de fato.

Este tipo de experimento degrada o ecossistema do lago, então não é aconselhável reproduzí-lo. O texto apenas serve como fonte de informação, não de inspiração.

Comentários
Carregando...