Veja o que está por trás do grande enigma da Escada de Escher que intrigou o mundo todo

Em abril de 2013, usuários da Internet ficaram intrigados com um vídeo do Rochester Institute of Technology (RIT) que supostamente documentava a existência da “Escada Escher” (nomeado em homenagem ao artista gráfico holandês MC Escher, famoso por suas “impossíveis” obras de arte, como a Escadaria de Penrose sem fim) que “viola as leis da física e da lógica básica, criando um ciclo infinito”.

Mistérios do Mundo

Confira o vídeo a seguir:

O vídeo é surpreendente e bastante convincente, intrigando a todos que viram. Porém, o efeito Escher que desafia a física no mundo real é apenas um truque. O vídeo foi criado através do uso de ângulos de câmera, edição cuidadosa e efeitos digitais. Especialistas afirmam que o vídeo foi criado filmando a pessoa com duas câmeras, colocadas uma em cada andar, capturando-a desses dois ângulos diferentes. Uma das câmeras filma vindo, e outra filma a pessoa indo. Após, a tela é separada no meio, e com a imagem das câmeras lado a lado ocorre esse efeito bastante convincente, entrando num “loop” eterno.

Mistérios do Mundo

O vídeo foi produzido em conjunto com uma campanha do Kickstarter que não deu certo. A campanha era destinada a ajudar a financiar o criação de vídeos, artigos, páginas da web e outros materiais que estabelecessem uma história por trás da escada mítica a tempo do Imagine RIT, o festival anual de inovação e criatividade da escola.

Mistérios do Mundo

[Snopes]

Comentários
Carregando...