Pular para o conteúdo
Veja como sempre ganhar no "Pedra, Papel e Tesoura"

Veja como sempre ganhar no “Pedra, Papel e Tesoura”

Variações do jogo “pedra, papel e tesoura” existem há centenas de anos. Mas, como a maioria das coisas, este jogo é mais do que apenas uma chance aleatória – é uma batalha de padrões, psicologia e estatísticas.

Então, embora possa ser tarde demais para afirmar seu domínio no jogo, aqui está o que as estatísticas, pesquisas e especialistas têm a dizer sobre como sempre (ou quase) ganhar o jogo.

Pesquisadores da Universidade de Zhejiang especializados no campo da “teoria do jogo” conduziram um estudo que analisou os padrões que as pessoas tendem a jogar. Eles registraram os resultados de 360 alunos jogando cerca de 20.000 rodadas. Como incentivo, os pesquisadores pagaram dinheiro aos alunos se ganhassem.

Em todos os jogos, as três ações surgiram aproximadamente um terço do tempo, como seria de esperar, e o movimento inicial é, também como o esperado, aleatório. Mas os pesquisadores notaram que a maioria dos participantes, inconscientemente, adotou um padrão de jogo previsível, de modo que foi possível traçar uma estratégia para vencer esse modelo de jogo inconsciente.

Caso seu adversário vença a primeira, estatisticamente, ele vai tender a manter o mesmo símbolo. Caso ele perca, ele tende a mudar a direção das ações em um sentido horário (pedra para papel, papel para tesoura e tesoura para pedra).

Vamos a um exemplo prático onde você está jogando com um amigo em “melhor de 3”.

Rodada 1: Ele escolhe papel, você pedra. Ele ganha

Rodada 2: Ele escolhe papel, você troca para papel. Empate.

Rodada 3: Ele escolhe tesoura, você troca para tesoura. Empate, e derrota para você no geral.

Agora, vamos empregar a técnica descoberta pelos pesquisadores da Universidade Zhejiang.

Rodada 1: Ele escolhe papel, você pedra. Ele ganha

Rodada 2: Ele escolhe papel, você tesoura. Ele perde.

Rodada 3: Ele troca para tesoura, e você para pedra. Ele perde novamente.

Mas e se ele usar essa estratégia também? Aí você usar uma outra mais simples, porém menos eficaz.

A estratégia é simples. Ninguém vai escolher 3 vezes o mesmo gesto. As pessoas gostam de pensar que estão jogando de forma aleatória, mas na verdade não estão. Todos odeiam ser previsíveis, e o que é mais previsível do 3 jogadas repetidas?

Pois é, quando você estiver jogando, fique atento quando seu oponente joga duas vezes igual – ele dificilmente vai repetir uma terceira. Sabendo disso, você pode pelo menos garantir um empate. Ou seja, quando seu adversário joga tesoura duas vezes, você sabe que o próximo movimento dele será pedra ou papel, portanto você deve escolher papel.