Túnel secreto descoberto sob o templo egípcio ao deus do submundo

Um túnel misterioso que não é visto há séculos foi recentemente redescoberto sob um colossal templo egípcio antigo dedicado ao deus Osíris. E tem havido alguma especulação de que este é o túnel que leva ao túmulo há muito perdido de Marco Antônio e Cleópatra.

Embora essas alegações ousadas possam ser exageradas, não é a primeira vez que os arqueólogos sugeriram que esta cidade antiga poderia abrigar esse túmulo há muito tempo procurado.

O túnel de 1.305 metros de comprimento foi descoberto no Templo Taposiris Magna Osiris em Alexandria, na costa egípcia, esculpido na rocha a uma profundidade de cerca de 13 metros abaixo da superfície da Terra.

Foi descoberto recentemente por uma missão arqueológica dominicano-egípcia da Universidade de San Domingo, de acordo com um anúncio do Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito.

Túnel secreto descoberto sob o templo egípcio ao deus do submundo

Descrevendo a descoberta como um “milagre de engenharia”, a chefe da escavação, Kathleen Martins, disse que o projeto arquitetônico do túnel é muito semelhante ao projeto do Túnel de Eupalinos, na Grécia, um antigo túnel de 1.036 metros que atravessou o Monte Kastro como um aqueduto antes de desabar.

A pesquisa mostrou que esta área da costa do Egito foi atingida por pelo menos 23 terremotos entre 320 EC e 1303 EC, que os arqueólogos acreditam ter levado ao colapso do túnel.

A Dra. Martins e sua equipe vêm explorando as ruínas ao redor de Taposiris Magna há vários anos. O local consiste nas ruínas de uma antiga cidade egípcia com os restos de um templo de Osíris como peça central.

Desde 2009, tem havido alguma especulação de que Taposiris Magna detém o túmulo de Marco Antônio e Cleópatra VII, a última monarca do Reino Ptolomaico que governou o Egito de 51 aC a 30 aC. O relacionamento deles ficou famoso pela tragédia de William Shakespeare e, segundo o historiador greco-romano Plutarco, os dois amantes condenados foram enterrados juntos.

Em 2009, uma série de artefatos no Templo de Taposiris Magna sugeriu que o túmulo do casal estava próximo. Isso incluía moedas com o nome de Cleópatra e partes de uma máscara que eles acreditavam poder ter representado Marco Antônio. A Dra. Martins já afirmou que acredita que Antônio e Cleópatra estão enterrados no mesmo túmulo, que talvez esteja localizado perto do Templo de Taposiris Magna.

Por mais tentador que seja especular, é improvável que esse túnel leve à tumba há muito perdida. No entanto, é possível que mais trabalhos arqueológicos em Taposiris Magna possam algum dia revelar a localização deste local de enterro extremamente significativo.

buy metformin metformin online