Engenheiros querem construir uma torre de quase 5 km que purifica o ar

A Arconic, empresa de ciência dos materiais, projetou um arranha-céu de 4,8 quilômetros de altura, feito de materiais que estão em desenvolvimento ou já disponíveis no mercado. Dentre eles, estão inclusas superfícies que capturam a poluição atmosférica e varandas retráteis.
A torre foi inventada como parte da maior campanha da companhia, conhecida como “Os Jetsons”, uma homenagem ao desenho futurista de 1962. Os engenheiros da Arconic trabalharam ao lado de futuristas para imaginar as tecnologias que seriam as mais úteis nas próximas décadas.
Uma das cientistas de materiais da Arconic, Sherri McCleary, disse que um dos projetos mais animadores e imediatos foi o EcoClean, um revestimento especial que ajuda as construções a se auto limparem e purificarem o ar ao redor.
“O revestimento funcional proporciona estética, benefícios de manutenção e ao meio ambiente em torno da torre ao reduzir a quantidade de poluentes no ar”, ela afirmou.
O EcoClean funciona com a ajuda de luz e de vapor de água, que, ao misturar com os químicos do revestimento, produz moléculas conhecidas como radicais livres.
Esses radicais livres “sugam” os poluentes do ar e os quebram, fazendo com que eles sejam removidos da superfície da construção, junto com a sujeira e a poeira.
O resultado final é a construção e o ar mais limpo.

Mistérios do Mundo
Outra inovação são as próprias janelas. O novo design, chamado Bloomframe, é uma janela motorizada que se converte em uma varanda de vidro em menos de um minuto.
Ao invés de gastar o dobro do dinheiro em materiais para construir janelas separadas e sacadas, a Arconic quer investir em componentes flexíveis que possa tornar as construções mais que gigantes estáticos.

Comentários
Carregando...