Terraplanistas fizeram um experimento para provar que a Terra é plana, mas não deu muito certo

Já sabemos há muito tempo o formato da Terra, afinal de contas, a ciência, com incontáveis experimentos ao longo da história, determinou que o planeta é redondo. Mesmo assim, um seleto grupo de pessoas ainda insiste em dizer que vivemos em uma Terra plana.

No começo desse ano, duas pessoas que acreditam nessa teoria da conspiração maluca decidiram fazer um experimento: Jeran, um membro do grupo conhecido como Globebusters, criou um instrumento simples com duas tábuas (ambas com um buraco), a uma altura de 5,18 metros acima do nível do mar. Uma outra pessoa, chamada Henrique, estava segurando uma lanterna na mesma altura e alinhada com os buracos em uma distância considerável.

Era algo mais ou menos assim:

Foto: Reprodução

Se a Terra fosse plana, não importa a distância entre as duas tábuas – a luz deveria passar pelos buracos de forma uniforme. No entanto, ao realizar o experimento, as coisas não saíram como o esperado pela dupla.

Para que a luz atravessasse os dois buracos na distância em que estavam, e fosse vista do outro lado, ele teve que posicionar a luz acima de sua cabeça (7 metros).

No começo do experimento, a luz não era capturada pela câmera de jeito nenhum. Jeran telefonou para Henrique para confirmar a altura da lâmpada a 5,18 metros acima do nível do mar, já que ele deveria estar vendo a luz se a Terra fosse plana. Ao pedir para que Henrique levantasse a luz, ela foi capturada pela câmera.

Experimentos fracassados de terraplanistas fazem parte do documentário A Terra é Plana (Behind The Curve), já disponível na Netflix.

você pode gostar também
buy metformin metformin online