As redes sociais estão agitadas após uma teórica da conspiração, anteriormente conhecida como @queenofeverything0003 no TikTok, provocar um debate com sua afirmação de que os dinossauros nunca existiram. Ela desafiou seus seguidores a pensar criticamente, questionando por que os ossos de dinossauros não são descobertos mais comumente por pessoas comuns.
“Então, por que o cidadão comum nunca os encontrou? Tipo, por que você ou eu nunca encontramos um osso?” ela questionou em seu vídeo agora excluído. Ela também argumentou sobre a preservação dos ossos, expressando ceticismo sobre como os fósseis poderiam permanecer intactos por milhões de anos. “E outra coisa, os ossos podem se decompor completamente em 20 anos, mas essas pessoas estão encontrando fósseis que estão intactos e ainda têm dentes? 76 milhões de anos atrás?”
A TikToker convidou qualquer pessoa que tenha encontrado um osso de dinossauro a compartilhar sua história, afirmando que ela “adoraria ouvir”. Apesar disso, ela permaneceu firme em sua crença: “Eles colocaram essas criaturas na nossa frente e nos fizeram acreditar nisso.”
Ela vinculou seu ceticismo aos textos antigos, referenciando os nefilins da Bíblia Hebraica, descritos como gigantes. “Os anjos caídos, sim, grandes gigantes. E se a coisa do meteoro realmente aconteceu, se algo dessa magnitude atingisse a Terra, seria como 10.000 bombas nucleares explodindo. Como não foi tudo obliterado? Não sobraria nada, muito menos ossos.”
Seu vídeo não apenas causou confusão; também acendeu uma enxurrada de respostas dos usuários de redes sociais e se espalhou por plataformas como X, anteriormente conhecido como Twitter. Os usuários foram rápidos em apontar as falhas em seu raciocínio.
Um usuário destacou a contradição na lógica da teórica da conspiração: “‘Não deveriam estar por toda parte?’ mas também eles deveriam se decompor em 20 anos, então como estão encontrando eles?” Outro entrou com uma clarificação, “São fósseis, não ossos. Há uma diferença.” Um terceiro sugeriu uma abordagem mais educacional: “Volta para a escola kkk.”
Um usuário resumiu o discurso: “‘Vamos todos colocar nossos chapéus de pensar crítico’, aconselhou a teórica da conspiração, antes de argumentar que as pessoas dedicam suas vidas à paleontologia para obscurecer a existência dos nefilins.”
Contrariando as afirmações da teórica da conspiração, os fósseis de dinossauros são realmente encontrados em todo o mundo, mas não são ubíquos em ambientes cotidianos devido às condições específicas necessárias para a fossilização. Dr. David Button, um pesquisador de dinossauros do Museu de História Natural, explicou que a maioria dos fósseis de dinossauros é descoberta em ambientes aquáticos antigos.
“A maioria dos fósseis de dinossauros que encontramos são de animais que viviam perto de um lago ou rio. Alguns morreram pouco antes da área ser inundada e coberta por lama e sedimentos. Outros foram arrastados para um rio por chuvas fortes. Não sabemos sobre muitos dinossauros que viveram em ambientes de selva ou montanha. É muito improvável que fósseis se formem nessas situações.”