Notícias e artigos sobre ciência, incluindo espaço, biologia, arqueologia, e muito mais.

Tem insônia? 10 dicas para lhe ajudar a pegar no sono

Sabe aquelas noites em que você se deita, tenta dormir, e quando parece que está pegando no sono, abre os olhos mais uma vez? E quando você se dá conta, já olhou para o relógio umas três ou quatro vezes, são cinco da manhã e você precisa levantar às sete para trabalhar.

Isso normalmente acontece quando você está nervoso por algum motivo, e isso acaba impedindo que você relaxe. Pode ser um som irritante, estresse ou talvez a sua própria preocupação por não estar conseguindo dormir. Mas não se desespere, existem algumas dicas que podem lhe ajudar a relaxar.

Mas antes disso, é importante ter em mente algumas coisas:

Não saia da sua cama. A menos que você consiga dormir de pé, andar por aí só vai atrapalhar.

Não leia. Ainda que um livro chato possa fazer você dormir, ler normalmente só atrasa o sono.

Desligue todas as luzes. Luzes acesas não ajudam em nada nesses casos.

Agora, vamos às dicas:

1) Imagine uma cena

Tente focar seu pensamento em um lugar familiar. Imagine que você está caminhando por aí, e veja por quanto tempo você consegue imaginar os lugares onde você está passeando. Eventualmente, você vai acabar relaxando e dormindo.

2) Controle sua respiração

Prestar atenção na sua respiração é uma técnica para relaxar e aliviar o estresse e ansiedade. Inspire fundo pelo nariz, e solte a respiração pela boca, lentamente diminuindo o ritmo da sua respiração. Isso fará com que seu ritmo cardíaco diminua e, consequentemente, seu corpo vai relaxar – aumentando suas chances de pegar no sono.

3) Converse com você mesmo

Pode parecer loucura, mas tenha diálogos em pensamento com algum personagem que você venha a inventar, ou com você mesmo. Isso pode ajudar seu cérebro a manter um fluxo normal de pensamentos, evitando distrações e pensamentos estressantes que podem manter você acordado.

4) Consciência corporal

Uma boa técnica de relaxamento é contrair e relaxar os músculos do seu corpo. Comece contraindo seus dedos por alguns minutos e então relaxe. Depois faça isso com seus pés, pernas, braços e pescoço. Isso pode ajudar a remover possíveis tensões musculares, fazendo com que você fique mais confortável na cama.

5) Revise tudo que você fez no seu dia

Ao deitar, comece a relembrar tudo aquilo que você fez no dia que passou. Quais objetivos você alcançou? O que será você pode fazer de diferente amanhã? Apenas cuide para não se estressar enquanto estiver fazendo isso, pois nesse caso o efeito pode ser contrário.

6) Faça planos para amanhã

Além de lembrar o que foi feito no dia que passou, pode ser interessante focar seus pensamentos naquilo que você quer fazer no dia seguinte. Mantendo um fluxo tranquilo de pensamentos, seu corpo relaxa mais facilmente e ajuda você a pegar no sono.

7) Visualize seus objetivos

Tome um pouco de tempo para pensar nos seus objetivos a médio e longo prazo. Pense no carro ou na casa que você sonha comprar, ou nos filhos que você está tentando ter. Essa é uma boa maneira de manter a mente ocupada com coisas boas, ajudando a relaxar.

8) Carneirinhos ao quadrado

Contar carneirinhos é coisa do passado. Que tal contar carneirinhos multiplicando-os por dois? Você começa no 1, e vai para o 2, 4, 8, 16… e por aí vai. Talvez chegue uma hora em que você se perca, mas não há nada de errado em voltar para o começo.

9) Estude mentalmente

Se você está estudando ou aprendendo sobre um novo tema, use sua insônia para gabaritar sua próxima prova. Comece pensando sobre algum assunto qualquer a respeito do tema que você está aprendendo, e então comece a criar ligações, explicando para você mesmo cada conceito, termo ou nome que vier à cabeça.

10) Mantenha seus olhos abertos

Você certamente lembra daquelas aulas de matemática no ensino médio, quando você não conseguia manter os olhos abertos, e precisava fazer esforço para não dormir. Agora, tente usar isso a favor de você! Quando for deitar para dormir, tente manter os olhos abertos. Claro, pisque quando for realmente necessário, mas tente manter seus olhos abertos por algum tempo. Observar seu ventilador pode ser tão útil para adormecer quanto assistir uma aula chata de matemática.

Comentários
Carregando...