Suplementos de prata coloidal podem deixar a pele azul. Esse rapaz é a prova disso

Suplementos de prata coloidal são indicados para tratar a febre do feno e doenças da pele, bem como uma variedade de outras doenças, apesar de não haver boas evidências científicas para apoiar qualquer uma dessas alegações.

Antes da invenção da penicilina, o nitrato de prata era usado para tratar feridas como um método de lidar com infecções. Com a descoberta da penicilina, seu uso quase parou, devido à eficácia da penicilina e sua segurança em comparação com os compostos de prata.

No entanto, as pessoas ainda usam prata coloidal e a defendem como um suplemento, e uma postagem no Instagram alegou que a prata coloidal não deixa a pele azul.

“É impossível que a prata coloidal deixa a pele azul. É por isso que a FDA não conseguiu proibi-la”, dizia o post, com uma foto de Paul Karason, que ficou famoso depois de tomar prata coloidal para refluxo ácido e artrite .

“Nenhuma pessoa ficou azul. Nunca. Este palhaço fez uma mistura caseira que não era prata, e foi para a Oprah.”

Várias outras teorias da conspiração também circularam sobre Karason.

Mas, como foi observado pelos verificadores de fatos da postagem do Instagram, essa alegação não tem base de fato. Karason, que ficou conhecido como “Papa Smurf” , ganhou sua coloração azul devido à condição conhecida como argiria, ou envenenamento por prata.

Isso acontece porque os ácidos do estômago remove os átomos da prata de um elétron (de carga negativa), criando um íon de prata positivamente carregado. Esse íon entra na corrente sanguínea e chega até a pele. Quando a luz atinge a pele, os elétrons da região se fundem aos íons, virando novamente em átomos de prata. Essa conversão faz com que as partículas escureçam e a pele fique azul. Essa é a mesma reação química usada na revelação de fotos em preto e branco.

“A descoloração da pele é mais proeminente em áreas expostas ao sol e geralmente é permanente. Não existe um tratamento eficaz amplamente aceito para a descoloração da pele da argiria.”

Também não é verdade dizer que houve zero casos de pessoas que ficaram azuis devido a suplementos, com casos desse tipo exato relatados na literatura médica .

Embora a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA não tenha banido as substâncias, eles alertaram que “os medicamentos de venda livre contendo ingredientes de prata coloidal ou sais de prata para uso interno ou externo geralmente não são reconhecidos como seguros e eficazes”.

“A FDA não tem conhecimento de nenhuma evidência científica substancial que apoie o uso de prata coloidal de venda livre ou ingredientes ou sais de prata para essas doenças”.

Em resumo: Nenhuma evidência de benefícios e te deixa azul se exagerar na dose. Provavelmente é melhor evitar.

buy metformin metformin online