Luzes vermelhas na atmosfera da Terra são capturadas por astronauta

por Lucas Rabello
110 visualizações

Você já olhou para o céu noturno e se perguntou que segredos ele guarda? Bem, um astronauta da NASA recentemente avistou algo realmente fora deste mundo – misteriosas luzes vermelhas flutuando bem acima da Terra!

Matthew Dominick, o comandante da missão Crew-8 da SpaceX da NASA, teve uma surpresa enquanto orbitava nosso planeta. Ele estava tirando fotos de uma tempestade de raios na costa da África do Sul quando capturou algo inesperado. Em uma de suas fotos, luzes vermelhas misteriosas apareceram, flutuando acima das nuvens de tempestade.

Essas luzes vermelhas assustadoras não são alienígenas ou OVNIs, no entanto. Os cientistas as chamam de “sprites vermelhos”, e são um fenômeno meteorológico raro e fascinante. Mas o que exatamente são eles?

Um astronauta capturou recentemente esta imagem impressionante. (Nasa/Matthew Dominick)

Um astronauta capturou recentemente esta imagem impressionante. (Nasa/Matthew Dominick)

Sprites vermelhos

Os sprites vermelhos são um tipo de descarga elétrica que ocorre bem alto na atmosfera da Terra, muito mais alto do que onde os raios normais acontecem. Eles aparecem por apenas um piscar de olhos, geralmente acima de poderosas tempestades. Imagine enormes águas-vivas ou cenouras feitas de luz, estendendo-se até 96 quilômetros de altura no céu!

O que torna os sprites vermelhos tão especiais é que eles são realmente difíceis de ver do solo. Eles acontecem tão rapidamente e tão alto que a maioria das pessoas nunca chega a testemunhá-los. Por isso é tão importante quando astronautas como Dominick conseguem fotografá-los do espaço.

Dominick ficou emocionado com sua foto de sorte e compartilhou nas redes sociais. Ele até pediu dicas a “especialistas em sprites vermelhos” sobre como capturar mais desses shows de luzes elusivos. Acontece que quanto mais forte a tempestade, maior a chance de avistar sprites vermelhos acima dela.

Um sprite vermelho anterior capturado pela Agência Espacial Europeia. (ESA)

A NASA está tão empolgada com essa descoberta que está pedindo ajuda de pessoas comuns como você e eu! Eles criaram um projeto de ciência cidadã chamado “Spritacular“, onde qualquer um pode enviar suas fotos de sprites vermelhos ou outras luzes estranhas no céu. Essas fotos ajudarão os cientistas a aprender mais sobre esses fenômenos misteriosos.

Mas os sprites vermelhos não são a única coisa incrível que os astronautas veem do espaço. Ron Garan, outro astronauta que passou 178 dias no espaço, compartilhou como ver a Terra de cima mudou toda a sua perspectiva sobre a vida. Ele descreveu observar tempestades de raios que pareciam flashes de câmeras e ver as Auroras Boreais tão de perto que parecia que ele podia tocá-las.

Garan também notou algo que o preocupou: quão fina a atmosfera da Terra parece do espaço. Ele percebeu que essa delicada camada de ar é tudo o que protege cada ser vivo em nosso planeta. Isso o fez pensar sobre como precisamos cuidar melhor do nosso ambiente e focar em grandes questões como mudanças climáticas e proteção da natureza.

Ver a Terra do espaço parece dar aos astronautas uma visão única sobre o que é realmente importante. Eles não veem fronteiras entre países ou a economia – em vez disso, veem um planeta bonito e vivo que todos nós compartilhamos.

Então, da próxima vez que você olhar para o céu noturno, lembre-se de que há um mundo inteiro de maravilhas lá em cima. Quem sabe? Talvez você tenha a sorte de avistar um sprite vermelho! E mesmo que não consiga, ainda pode apreciar o incrível planeta em que vivemos e pensar em como todos podemos trabalhar juntos para protegê-lo.

Lucas Rabello
Lucas Rabello

Fundador do portal Mistérios do Mundo (2011). Escritor de ciência, mas cobrindo uma ampla variedade de assuntos. Ganhou o prêmio influenciador digital na categoria curiosidades.