Somente pessoas com um alto QI conseguirão encontrar os objetos que não pertencem a essas imagens

Com certeza você já deve ter lido sobre as celebridades e gênios com um alto QI. Mas o que isso significa?

QI designa o Quociente de Inteligência, uma variável obtida a partir dos resultados que uma pessoa obtém ao resolver problemas. Os testes de QI medem o desempenho cognitivo de um indivíduo comparando às pessoas do mesmo grupo etário.

A origem dos testes de inteligência se dá entre os séculos XIX e XX, que visavam “medir” a inteligência dos indivíduos. Neste diapasão, o primeiro teste desenvolvido para medir a capacidade intelectual foi criado pelo psicólogo francês Alfred Binet (1859-1911), no início do século XX, sendo aplicado nas escolas francesas para identificar e auxiliar os alunos com dificuldades de aprendizado.

Alfred Binet.

Alguns anos mais tarde, o psicólogo alemão William Stern (1871-1938) criou a expressão Quociente de Inteligência, ou seja, a sigla QI (Intelligenz-Quotient, em alemão), introduzindo também os termos “IM (Idade Mental)” e “IC (Idade Cronológica)”, para relacionar a idade mental e cronológica dos participantes dos testes, já que isso também influencia diversos resultados.

O psicólogo Lewis Madison Terman (1877-1956), foi quem propôs as escalas de inteligência com embasamento em seu trabalho com crianças de inteligência acima da média.  Através da fórmula QI = 100 x IM/IC, ele classificou o resultado superior a 140 como genialidade e os valores inferiores a 70 como raciocínio lento. Assim sendo, posterior David Wechsler (1896-1981) desenvolveu uma escala para adultos, definindo a Escala de Inteligência Wechsler para Adultos (em inglês, WAIS – Wechsler Adult Intelligence Scale), que é classificada como:

Igual ou superior a 130: Superdotação
120 – 129: Inteligência superior
110 – 119: Inteligência acima da média
90 – 109: Inteligência média
80 – 89: Normal fraco
70 – 79: Limite da deficiência
Igual ou inferior a 69 – Deficiente mental

E agora, vamos testar as suas habilidades? Somente pessoas com um alto QI conseguirão encontrar os objetos que não pertencem a essas imagens. Tente e fale pra gente sobre o seu resultado:

Comentários
Carregando...