Pular para o conteúdo

Esse artista desenha belas e perturbadoras ilustrações sobre distúrbios mentais

Todo mês de outubro, artistas de todo o mundo assumem o desafio do InkTober fazendo um desenho de tinta por dia durante todo o mês. Em outubro de 2016, Shawn Coss, artista de Ohio, EUA, decidiu fazer algo diferente. Ele se concentrou exclusivamente em personificar doenças e distúrbios mentais .

Shawn Coss consegue capturar o tumulto daqueles que sofrem com esses distúrbios maravilhosamente. É difícil para aqueles que realmente não experimentaram sofrimento psicológico entender o que alguém que tem uma doença mental está passando, e é por isso que essas imagens são tão potentes.

Depois de experimentar essas ilustrações, esperamos que você veja esses distúrbios com novos olhos.

Separamos apenas alguns dos trabalhos de Coss, mas você pode conferir todo o seu portfólio no Instagram.

1. Transtorno da Personalidade Borderline

https://www.instagram.com/p/BoZM_L2BhxA/

Pessoas com transtorno de personalidade borderline podem experimentar mudanças de humor e mostrar incerteza sobre como elas se vêem e seu papel no mundo. Como resultado, seus interesses e valores podem mudar rapidamente.

Essas pessoas tendem a ver as coisas em extremos, como tudo de bom ou de todo ruim. Suas opiniões de outras pessoas também podem mudar rapidamente. Um indivíduo que é visto como um amigo um dia pode ser considerado um inimigo ou traidor no dia seguinte. Essas mudanças podem levar a relacionamentos intensos e instáveis.

2. Transtorno de ansiedade

https://www.instagram.com/p/BobxaE4hW_m/

As pessoas com transtorno de ansiedade demonstram ansiedade ou preocupação excessivas sobre várias coisas, como saúde pessoal, trabalho, interações sociais e circunstâncias cotidianas da vida. O medo e a ansiedade podem causar problemas significativos em áreas da vida, como interações sociais, escola e trabalho.

Os sintomas generalizados do transtorno de ansiedade incluem sentir-se como se estivesse sufocando, inquietação e sensação de falha cardíaca.

As pessoas com essa condição ficam facilmente fatigadas, tendo dificuldade de concentração, tensas, irritadas, insônia, entre outras coisas.

3. TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo)

https://www.instagram.com/p/BoeUHRtB1mP/

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um distúrbio comum, crônico e de longa duração, no qual a pessoa tem pensamentos (obsessões) e comportamentos (compulsões) incontroláveis e recorrentes que sente necessidade de repetir indefinidamente.

Pessoas com TOC podem apresentar sintomas de obsessões, compulsões ou ambos. Esses sintomas podem interferir em todos os aspectos da vida, como trabalho, escola e relacionamentos pessoais.

Obsessões são pensamentos repetidos, impulsos ou imagens mentais que causam ansiedade. Os sintomas comuns incluem medo de germes ou contaminação, palavrões ou palavras que envolvem sexo, religião, entre outros.

Manter as coisas simétricas ou em perfeita ordem são comportamentos repetitivos que uma pessoa com TOC pode fazer  em resposta a um pensamento obsessivo. As compulsões comuns incluem: Limpeza excessiva e / ou lavagem das mãos, solicitar e organizar as coisas de uma maneira precisa e específica, verificar repetidamente as coisas, como se a porta está trancada ou se o forno está desligado, entre outras coisas.

4. Transtorno bipolar

https://www.instagram.com/p/Bog76crBJ32/

O transtorno bipolar é um distúrbio cerebral que causa alterações incomuns no humor, energia, níveis de atividade e capacidade de realizar tarefas cotidianas.

Existem quatro tipos básicos de transtorno bipolar; todos eles envolvem mudanças claras nos níveis de humor, energia e atividade. Esses estados de humor variam de períodos extremamente “exaltados” e energizados (conhecidos como episódios maníacos) a períodos muito tristes ou sem esperança (conhecidos como episódios depressivos). Períodos maníacos menos graves são conhecidos como episódios hipomaníacos.

5. Depressão

https://www.instagram.com/p/Bojwc83h80f/

A depressão é um transtorno de humor que causa um sentimento persistente de tristeza e perda de interesse. Também chamado de transtorno depressivo maior ou depressão clínica, afeta como você se sente, pensa e se comporta e pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos. Você pode ter dificuldade em fazer as atividades normais do dia-a-dia, e às vezes pode sentir que a vida não vale a pena ser vivida.

Embora a depressão possa ocorrer apenas uma vez durante a sua vida, as pessoas geralmente têm vários episódios. Durante esses episódios, os sintomas ocorrem a maior parte do dia, quase todos os dias e podem incluir:

  • Sentimentos de tristeza, lacrimejamento, vazio ou desesperança;
  • Explosões de raiva, irritabilidade ou frustração, mesmo em assuntos pequenos;
  • Perda de interesse ou prazer na maioria das atividades normais como sexo, hobbies ou esportes;
  • Distúrbios do sono, incluindo insônia ou dormir demais;
  • Cansaço e falta de energia;
  • Redução do apetite e perda de peso ou aumento do desejo por comida e ganho de peso;
  • Ansiedade, agitação ou inquietação;
  • Pensamentos, fala ou movimentos do corpo lentos;
  • Sentimentos de inutilidade ou culpa, fixando-se em falhas passadas ou auto-culpa;
  • Problemas para pensar, concentrar-se, tomar decisões e lembrar de coisas;
  • Pensamentos frequentes ou recorrentes de morte, pensamentos suicidas, tentativas de suicídio ou suicídio
  • Problemas físicos inexplicáveis, como dor nas costas ou dores de cabeça

Para muitas pessoas com depressão, os sintomas geralmente são graves o suficiente para causar problemas perceptíveis nas atividades do dia a dia, como trabalho, escola, atividades sociais ou relacionamentos com outras pessoas. Algumas pessoas podem se sentir geralmente infelizes sem realmente saber o porquê.

6. Transtorno de Despersonalização

https://www.instagram.com/p/BomAH92hZKn/

O transtorno de despersonalização é um transtorno psiquiátrico que afeta as emoções e o comportamento. É caracterizada por uma alteração em como um indivíduo afetado percebe ou experimenta seu senso único de si mesmo. O senso comum da própria realidade é temporariamente perdido ou mudado.

O transtorno de despersonalização é caracterizado por episódios persistentes ou recorrentes da perda do senso de si mesmo (despersonalização). Os sintomas do transtorno de despersonalização são suficientes para causar sofrimento acentuado ou prejuízo nas áreas sociais, ocupacionais ou outras áreas importantes da vida. O senso comum da realidade é temporariamente mudado ou perdido. Um sentimento de distanciamento ou de ser um observador externo dos processos mentais ou corporais ocorre. O indivíduo afetado pode sentir como se estivesse em um sonho, e podem experimentar vários tipos de falta de estimulação sensorial, além de uma sensação de não estar no controle completo das ações, incluindo sua fala.

7. Transtorno da Personalidade Dependente

https://www.instagram.com/p/Bootho-hi9b/

As pessoas com Transtorno da Personalidade Dependente tornam-se excessivamente dependentes de outras pessoas e dedicam grande esforço tentando agradar os outros. As pessoas com essa condição tendem a demonstrar comportamento carente, passivo e apegado, e temem a separação. Outras características comuns deste transtorno de personalidade incluem:

  • Incapacidade de tomar decisões, até mesmo decisões do dia a dia, como o que vestir, sem o conselho dos outros.
  • Evitar responsabilidades adultas agindo de forma passiva e desamparada;
  • Dependência de um cônjuge ou amigo para tomar decisões como onde trabalhar e morar.
  • Intenso medo do abandono e uma sensação de devastação ou desamparo quando os relacionamentos terminam
  • Oversensibilidade à crítica
  • Pessimismo e falta de autoconfiança, incluindo a crença de que eles são incapazes de cuidar de si mesmos

8. Esquizofrenia

https://www.instagram.com/p/BotrkPehcHq/

A esquizofrenia é um transtorno mental crônico e grave que afeta a maneira como a pessoa pensa, sente e se comporta. Pessoas com esquizofrenia podem parecer que perderam contato com a realidade. Embora a esquizofrenia não seja tão comum quanto outros transtornos mentais, os sintomas, que muitas vezes incluem alucinações graves, podem ser muito incapacitantes e perigosos.

9. Transtorno dissociativo de identidade

https://www.instagram.com/p/Boy9K3qhsig/

Os distúrbios dissociativos caracterizam-se por uma fuga involuntária da realidade caracterizada por uma desconexão entre pensamentos, identidade, consciência e memória. Pessoas de todas as faixas etárias e origens raciais, étnicas e socioeconômicas podem experimentar um distúrbio dissociativo.

Os sintomas de um distúrbio dissociativo geralmente se desenvolvem primeiro como resposta a um evento traumático, como abuso ou combate militar, para manter essas memórias sob controle. Situações estressantes podem piorar os sintomas e causar problemas de funcionamento nas atividades cotidianas.

10. Transtorno De Pânico

https://www.instagram.com/p/Bo1ZoH7BiRv/

Pessoas com transtorno do pânico têm ataques repentinos e repetidos de medo que duram vários minutos ou mais. Estes são chamados de ataques de pânico. Ataques de pânico são caracterizados por um medo de desastre ou de perder o controle, mesmo quando não há perigo real. Uma pessoa também pode ter uma forte reação física durante um ataque de pânico. Pode parecer um ataque cardíaco. Ataques de pânico podem ocorrer a qualquer momento, e muitas pessoas com transtorno do pânico se preocupam e temem a possibilidade de ter outro ataque.

11. Delirium

https://www.instagram.com/p/Bo9Xs2DBIH6/

O delirium é uma condição de grande confusão e rápidas mudanças na função cerebral. O delirium em si não é uma doença, mas sim um conjunto de sintomas que podem resultar de uma doença ou outro processo clínico. Mais curta do que a demência, é muitas vezes o resultado de doenças físicas ou mentais tratáveis.

O delirium pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos, e envolve uma rápida alternância entre estados mentais.

12. Transtorno de pica

https://www.instagram.com/p/Bo6xguuBsZj/

A pica é um distúrbio psicológico caracterizado por um apetite por substâncias que são em grande parte não nutritivas, como gelo (pagofagia); cabelo (tricofagia); madeira (xilofagia); metal (metalofagia); pedras (litofagia), terra (geofagia); vidro (hialofagia); fezes (coprofagia), entre outros.