A cantora Shakira usou o Twitter neste domingo para chamar a atenção para o caso do jogador de futebol iraniano Amir Nasr-Azadani, que foi condenado à morte por seu envolvimento em protestos em apoio aos direitos das mulheres no Irã.
Os protestos, ocorridos em 25 de novembro, foram motivados pela prisão e morte de Mahsa Amini por violar as regras do país sobre o uso do hijab e resultaram na morte de três policiais.
Nasr-Azadani, de 26 anos, é uma das nove pessoas acusadas de “assassinatos” e por “fazer parte de um grupo armado e organizado que pretende atacar a República Islâmica do Irã”.

Em resposta ao caso, o sindicato dos jogadores profissionais de futebol, FIFPro, emitiu um comunicado expressando “choque” com a condenação de Nasr-Azadani e pedindo a anulação da sentença.
Em sua postagem na mídia social, Shakira escreveu: “Hoje, na final da Copa do Mundo, só espero que os jogadores em campo e o mundo inteiro se lembrem de que há um homem e companheiro de futebol chamado Amir Nasr no corredor da morte apenas por falar abertamente pelos direitos das mulheres. Espero que haja mais de um minuto de silêncio em nossos corações para lembrar o que é importante e mais de uma voz unida gritando pelo que é justo.”